Visão geral das versões do Windows Server actualmente disponíveis na Wiresoft
Na Wiresoft, encontrará não só a última versão do Windows Server - Windows Server 2019 - mas também uma série de versões anteriores. Com estes, tanto pode complementar as suas licenças de servidor existentes a um preço razoável como actualizar para uma versão superior. Oferecemos as seguintes versões do Windows Server na nossa loja online:
- Windows Server 2019: Standard 16-Core, Standard 2-Core, Datacenter 16-Core, Datacenter 2-Core
- Windows Server 2016: Standard, Datacenter
- Windows Server 2012 R2: Standard, Datacenter
- Windows Server 2008: Standard
A vasta gama de produtos Wiresoft para Windows Server permite-lhe adaptar o licenciamento do seu servidor para reduzir os custos de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência da sua empresa. Dependendo da versão ou edição do servidor, é possível adquirir licenças baseadas no núcleo, bem como licenças individuais de servidor mais licenças de acesso do cliente (CALs).
Abaixo encontrará uma breve descrição das respectivas versões do servidor, informação detalhada está disponível nas respectivas páginas de produtos, bem como directamente de nós - via e-mail ou chat.
Windows Server 2019
O Windows Server 2019 suporta de forma ideal a tendência actual e crescente para serviços e aplicações baseadas na nuvem. O sistema operativo do servidor baseia-se no Windows 10 e tem uma série de optimizações de funções existentes e novas que facilitam a eficiência dos processos empresariais típicos e ao mesmo tempo aumentam a gestão e protecção de dados. Através da estreita ligação aos serviços Azure da Microsoft, as empresas também beneficiam de camadas de segurança adicionais, incluindo a integração do Windows Defender Advanced Threat Protection, para além das novas funções híbridas. As novas características chave do Windows Server 2019 incluem:
- Shielded Virtual Machines (Shielded VM) - para o desenvolvimento de infra-estruturas de virtualização altamente seguras. Esta tecnologia de segurança protege de forma fiável os dados críticos de VM armazenados na nuvem pública contra o uso indevido e roubo.
- Software Defined Networking (SDN) - com esta ferramenta, tanto os componentes físicos da rede, tais como routers e switches, como os virtuais - tais como gateways - podem ser configurados centralmente e geridos de forma dinâmica.
- Storage Replica - com a preparação para desastres integrada no Storage Replica, os tempos de paragem e as perdas de dados são minimizados. A Storage Replica suporta tanto a replicação síncrona como assíncrona dos dados.
- Storage Spaces Direct - para ligar o armazenamento local de dados a um cluster virtual e construir sistemas de armazenamento escaláveis e altamente disponíveis - mesmo a partir de diferentes sistemas de portadores de dados.
- Suporte alargado para Kubernetes e Linux - incluindo o uso paralelo de contentores Linux e Windows geridos com Kubernetes; isto também foi complementado com novas funções, tais como a ligação em rede de contentores.
Windows Server 2016
Com o Microsoft Windows Server, as empresas e instituições têm um sistema operativo flexível e pronto a funcionar em nuvem que oferece todas as funções para a criação e gestão de ambientes de centros de dados altamente virtualizados. Com uma escalabilidade optimizada, esta versão do Windows Server pode suportar qualquer número de máquinas virtuais. As principais características do Windows Server 2016 incluem o suporte para contentores Docker, Nano Server, que proporciona maior segurança, Hyper-V-shielded-VM para proteger dados na nuvem, e Network Controller, que permite aos administradores gerir eficientemente comutadores e sub-redes tanto em redes virtuais como físicas, entre outras:
- O Nano Server no Windows Server 2016 permite poupar mais de 90% de espaço numa máquina virtual, para que com ele possam ser criados servidores significativamente mais enxutos. Além disso, o Nano Server também pode ser utilizado como servidor de ficheiros ou para criar clusters Hyper-V.
- Hypervisor (Hyper-V) - um elemento importante do Centro de Dados Definido de Servidor (SDDC) da Microsoft - tem maior escalabilidade e também oferece suporte a Espaços de Armazenamento; com a Resiliência de Armazenamento VM, a tolerância a falhas no sistema de armazenamento é aumentada.
- O Storage Spaces Direct simplifica a agregação do armazenamento local de dados num cluster de armazenamento virtual, permitindo assim também a criação de sistemas de armazenamento escaláveis e altamente disponíveis.
- A Storage Replica não só minimiza o tempo de inactividade do servidor, como também previne eficazmente a perda de dados. A Storage Replica suporta tanto a replicação síncrona como assíncrona, sincronizando dois servidores ou replicando volumes entre clusters.
- Além disso, as Máquinas Virtuais Protegidas com Serviço de Guarda Anfitrião (HGS) e os Hospedeiros Protegidos oferecem uma protecção fiável contra o mau uso ou roubo de dados na nuvem pública.
- Software Defined Networking (SDN) permite tanto a configuração central como a gestão dinâmica de dispositivos de rede físicos (routers, switches) e virtuais (gateways). É utilizado para criar e proteger dinamicamente redes e contém funções para definir e escalar políticas para controlar redes físicas e virtuais.
Windows Server 2012 R2
OWindows Server 2012 R2 tem uma série de novas funções importantes, bem como optimizações das ferramentas existentes - aqui o foco é particularmente a virtualização, que é ainda mais reforçada com a ligação aos serviços da nuvem com o Windows Azure. Com base no Windows 8.1, os servidores virtuais e locais em redes empresariais podem ser geridos conjuntamente e controlados centralmente através de um portal web - incluindo uma infra-estrutura de ambiente de trabalho virtual. Além disso, a versão servidor também oferece melhor acesso e protecção de dados. As funções importantes em detalhe são:
- Hyper-V para um maior grau de virtualização: Para este efeito, o acesso ao Remote Desktop Protocol (RDP) foi simplificado - isto tem agora lugar no Windows Server 2012 R2 através do host; assim, os servidores virtuais podem ser activados mais rapidamente de uma forma automatizada, o que melhora a eficiência.
- O novo Hyper-V Recovery Manager permite a replicação ou backup de servidores virtuais baseados em Hyper-V ou Windows Azure Virtual Machines.
- Os espaços de armazenamento ligam discos SSD e SATA nos pools de armazenamento; estes podem assim ser utilizados em conjunto, o que significa um aumento significativo no desempenho de um servidor de ficheiros.
- A Configuração de Estado Desejada (DSC) é uma extensão do PowerShell que facilita ainda mais aos administradores a gestão e implementação de configurações de serviços em computadores e servidores no seu ambiente.
- VM Connect permite a simples cópia e movimentação de ficheiros através de arrastar e largar. Da mesma forma, a Live Migration permite mover ou copiar servidores virtuais entre hosts Hyper-V enquanto estes estão a funcionar e a uma velocidade muito mais elevada do que antes. Os discos rígidos virtuais também podem ser ampliados ou reduzidos em tamanho, ou os servidores virtuais podem partilhar um disco rígido virtual sem que os empregados sejam impedidos no seu trabalho.
- O Controlo de Acesso Dinâmico complementa as linhas de segurança do Active Directory - esta ferramenta regula o acesso aos dados com a ajuda de metadados e também os protege do acesso não autorizado enquanto estão a ser movidos.
Windows Server 2008
OWindows Server 2008 oferece às empresas uma base fiável para a construção de uma rede robusta e virtualizável; para tal, o software do servidor fornece todas as ferramentas importantes nas áreas da administração, protecção e transferência de dados - complementada pela integração do Windows Vista. As características mais importantes incluem PowerShell, que se baseia no .NET Framework, Point of Service for .NET, Windows Portable Devices, clustering melhorado de failover e, além de RemoteApp, Hyper-V, que permite a virtualização de sistemas de servidores.
Na área da segurança, o Windows Server 2008 Standard também contém muitas novas características de segurança, tais como a firewall integrada com snap-in para ferramentas de administração de servidores remotos, o controlador de domínio só de leitura, bem como a protecção de acesso à rede NAP (Network Access Protection). As seguintes funções no Windows Server 2008 são particularmente dignas de menção:
- Active Directory - o serviço de directório do Microsoft Windows Server - consiste nas cinco funções Active Directory Domain Services para gestão de domínios e recursos, Active Directory Lightweight Directory Services para ligação de serviços compatíveis com LDAP, Active Directory Federation Services para autenticação de utilizadores que iniciam sessão através da web, Active Directory Rights Management Services para protecção contra acesso não autorizado, e Active Directory Certificate Services para fornecer a infra-estrutura de chave pública.
- Com o hipervisor, o Hyper-V no Windows Server 2008 permite a instalação e gestão de servidores virtuais num servidor físico, este último através da Consola de Gestão Microsoft (MMC). Com o Hyper-V, as migrações ao vivo de máquinas virtuais também podem ser efectuadas durante o funcionamento, bem como o agrupamento de falhas. Ao apoiar a Tradução de Endereços de Rede (NAT) e a Protecção de Acesso à Rede (NAP), o Hyper-V também contribui para a redução da utilização de recursos valiosos.
- Cluster Shared Volumes (CSV) O CSV fornece um sistema comum de ficheiros de cluster que simplifica a gestão de ambientes virtuais altamente disponíveis; permitindo que vários nós num cluster de failover tenham acesso simultâneo de leitura/escrita ao mesmo LUN (Logical Unit Number).
- Através da Virtual Desktop Infrastructure (VDI) - uma componente da RemoteApp - é também possível disponibilizar os computadores de secretária num ambiente virtual. Apenas as aplicações individuais podem ser virtualizadas, que são depois utilizadas como programas instalados permanentemente.
- DirectAccess permite a configuração segura de clientes remotos ao acederem à rede da empresa através de uma ligação VPN protegida - até agora uma das maiores falhas de segurança na comunicação.
O modelo de licenciamento Microsoft para Windows Server
A Microsoft define uma métrica de licenciamento parcialmente diferente para as diferentes versões do Windows Server. Isto também regula as opções de licenciamento ou alternativas disponíveis para cada edição.
Licenciamento de Windows Server com licença de servidor mais licença de acesso de cliente
Especialmente para a edição padrão das versões Windows Server, a Microsoft oferece licenciamento com uma licença de servidor mais licenças de acesso de cliente (CALs). Esta é uma opção rentável, especialmente para empresas mais pequenas, para utilizar as funções do software Windows Server. Aplicam-se as seguintes condições:
1. Cada servidor individual requer a sua própria licença. Isto também fornece direitos de acesso administrativo.
2. A fim de poder utilizar os serviços e funções do servidor como empregado, deve ser adquirida uma licença individual de acesso do cliente - CAL.
3. Este CAL está disponível em duas variantes: como CAL de Utilizador para uma única pessoa ou como CAL de Dispositivo para um único dispositivo final (PC, portátil, etc.).
4. Cada licença de acesso de cliente só pode ser emitida uma vez, uma transferência posterior para outra pessoa ou outro dispositivo final não é possível.
Licenciamento do Windows Server com base no núcleo ou de acordo com o número de processadores
Para outras edições de servidor, tais como a edição Enterprise Edition do Windows Server, frequentemente comprada, a versão 2012 do servidor marca uma mudança no licenciamento: enquanto até ao Windows Server 2008 o número de processadores disponíveis de um servidor era decisivo, com a versão 2012 subsequente o número de núcleos é a base para o licenciamento. As seguintes condições aplicam-se ao licenciamento de versões de Windows Server com base em núcleo:
1. Ao calcular a necessidade de licença, é sempre assumido um mínimo de 16 núcleos, mesmo que o número real que um servidor tenha seja inferior.
2. Em qualquer caso, 8 pacotes com licenças de 2 núcleos são portanto necessários para um licenciamento correcto ou, no caso da versão de 2019, as licenças estão também disponíveis em pacotes de 16 núcleos.
3. O licenciamento principal também abrange licenças de acesso adicionais - as CALs não são, portanto, necessárias.
Aquisição de licença incluindo consultoria de licença para Windows Server na Wiresoft
Na Wiresoft encontrará licenças para todas as versões de servidor descritas, incluindo CALs para edições standard como produtos originais de licença Microsoft - a um preço particularmente favorável. Beneficia do nosso preço especial reduzido das licenças de servidor - estas foram adquiridas legalmente por empresas europeias através da Wiresoft e estão 100% prontas para utilização. Como cliente da Wiresoft está sempre do lado seguro, porque todas as licenças foram verificadas por nós quanto à sua autenticidade.
Licencie os seus servidores particularmente economicamente com a oferta de licença da Wiresoft - e aproveite o nosso aconselhamento especializado. Se tiver alguma dúvida sobre o licenciamento mais adequado para si com uma versão Microsoft Server, por favor não hesite em contactar-nos.