Tirar partido do Windows Server 2012 / 2012 R2
O Windows Server 2012 R2 oferece uma gama completa de vantagens que suportam o trabalho móvel na nuvem e a administração de dados e utilizadores ainda melhor. Estes incluem:
Equipa flexível que trabalha com um CAL for Windows Server 2012 R2
OWindows Server 2012 oferece uma plataforma de servidor ideal para um trabalho de equipa produtivo e eficiente. Ao disponibilizar dados relevantes também para dispositivos móveis que têm uma licença de acesso correspondente, e através de tecnologias de virtualização abrangentes, o Windows Server 2012 R2 expande o trabalho flexível e ao mesmo tempo seguro a partir de diferentes locais. O Windows Server 2012 R2 simplifica a gestão de documentos, bem como as marcações e contactos, permitindo assim um fluxo de trabalho suave.
Desfrute das vantagens da nuvem com o Windows Server 2012 R2
Com o Windows Server 2012 / R2, as aplicações baseadas na nuvem e os serviços em linha podem ser utilizados ainda mais eficiente e produtivamente do que antes. Todos os componentes importantes da rede podem ser ligados uns aos outros - para uma transferência de dados óptima e ao mesmo tempo segura. Com um User CAL ou Device CAL, os utilizadores podem aceder às características e funções do servidor de que necessitam no trabalho em qualquer altura.
Os administradores poupam tempo com funções de gestão automatizadas, e os tempos de paragem são também reduzidos. E com o Server Manager, a administração do servidor web Windows é possível a partir de praticamente qualquer lugar sem perder a visão geral.
Visão geral dos benefícios do Windows Server 2012 R2
- Maior virtualização com Hyper-V através de uma ligação mais forte às nuvens
- Cópia de segurança de dados com Microsoft Windows Azure na Nuvem Azure
- PowerShell 3.0 permite a gestão eficiente das configurações do sistema
- SMB 3.0 oferece um acesso ainda mais rápido aos ficheiros
- Os discos SSD e SATA podem ser combinados em pools de armazenamento e partilhados
- Maior disponibilidade com Sistema de Arquivo Resiliente (ReFS)
- Interface de utilizador moderna, optimizada para ecrãs tácteis
- Gestor de tarefas mais eficiente devido a processos mais eficazes
O sistema de licenciamento Microsoft
Em simultâneo com o lançamento do Windows Server 2012 R2 e outras edições de software para servidores, a Microsoft actualizou o seu modelo de licenciamento. Agora, dependendo da edição, a Microsoft distingue entre licenciamento por núcleos, para os quais não são necessárias licenças de acesso adicionais, e licenciamento por servidor mais um número de licenças de acesso de clientes (CALs) dependente da empresa. Isto é calculado a partir da soma dos utilizadores ou dos dispositivos finais (PC, computador portátil, etc.) que devem ser autorizados para acesso. Existe, portanto, uma escolha entre licenciar uma única pessoa ou um único dispositivo - chamado User CAL ou Device CAL.
O licenciamento com CALs não está disponível para cada edição de servidor; como regra, dispositivos ou utilizadores podem ser fornecidos com licenças de acesso de cliente dependendo do tipo de software do servidor para a respectiva edição padrão (para além da outra opção de licenciamento com base no núcleo).
O pano de fundo deste modelo de licenciamento Microsoft é a diferente escalabilidade das edições individuais do servidor. Isto reflecte os diferentes requisitos das empresas e organizações no que diz respeito ao desempenho de um software de servidor, bem como o âmbito das funções e características utilizadas.
A variante de atribuição de direitos com CALs baseados em acesso aqui explicada é a solução mais favorável para pequenas e médias empresas - desde que estas utilizem apenas as funções padrão ou básicas de uma versão de servidor - do que o licenciamento por núcleos, em que a capacidade computacional das máquinas utilizadas numa empresa é utilizada como base para o cálculo dos custos da licença.
Adquirir CALs de utilizadores e dispositivos para as edições 2012 e 2012 R2 do Windows Server a um preço razoável junto da Wiresoft
Para a utilização legal das respectivas funções e serviços de um Windows Server 2012 ou Server 2012 R2 edition (o Standard ou Datacenter Edition Server 2012 R2 está disponível na Wiresoft), deve ser adquirido um número correspondente de Licenças de Acesso do Cliente. Isto porque o modelo de licenciamento da Microsoft separa a licença para a implementação de um software de servidor da licença para a sua utilização por um utilizador ou um dispositivo final. Cada utilizador de uma empresa ou organização que pretenda aceder às funções de um software de servidor Windows a partir das edições 2012 e 2012 R2 requer assim uma Licença de Acesso ao Cliente.
Uma CAL é sempre uma licença única que só permite ao utilizador ou dispositivo final equipado com ela aceder à versão licenciada do Windows Server. Isto impede que outros dispositivos ou utilizadores que não tenham um CAL correspondente tenham acesso aos serviços e dados do servidor. Isto permite às empresas proteger os seus dados sensíveis, em particular contra empregados não autorizados ou estranhos. A Licença de Acesso do Cliente oferece, portanto, também um nível de segurança mais elevado.
Diferenças entre CALs de Utilizador e CALs de Dispositivo para Windows Server 2016 / 2016 R2
O modelo de licença da Microsoft distingue entre CALs baseadas no utilizador e CALs baseadas no dispositivo. Esta distinção entre uma licença de dispositivo final e uma licença de utilizador tem a vantagem de uma atribuição de direitos flexível e, ao mesmo tempo, baseada nas necessidades de uma empresa. Uma vez atribuída uma licença de acesso a um utilizador específico ou dispositivo final, esta não pode ser transferida para outro utilizador ou dispositivo final. Da mesma forma, é impossível licenciar um dispositivo com um CAL de utilizador, ou vice-versa. Por outro lado, ambos os tipos de licença podem ser combinados para acesso ao servidor Windows de uma empresa.
Na Wiresoft, encontrará ambas as licenças de Acesso do Cliente para a versão 2012 R2 server, que também está disponível a um preço razoável: tanto como licenças individuais relacionadas com o utilizador como com o dispositivo. A decisão para a variante de licença preferida pode ser influenciada pelos factores descritos abaixo.
CAL do utilizador para Windows Server 2012 e 2012 R2
Um (1) utilizador CAL para Windows Server 2012 / R2 concede acesso às funções do servidor a exactamente um (1) utilizador apenas. A Licença de Acesso do Cliente Utilizador não está vinculada a exactamente um dispositivo, mas o utilizador licenciado pode aceder ao servidor alternadamente com dispositivos diferentes.
Assim, o Utilizador CAL oferece a vantagem de conceder flexivelmente acesso ao servidor a partir de locais completamente diferentes - estacionário ou móvel: a partir de qualquer PC no local de trabalho da empresa OU a partir de qualquer dispositivo terminal móvel (por exemplo, portátil ou tablet) - no local de trabalho, no escritório em casa ou em qualquer outro local que esteja habilitado para Windows. Com um User CAL, é portanto possível utilizar as versões Windows Server 2012 independentemente da sua localização.
Dispositivo CAL para Windows Server 2012 e 2012 R2
Um dispositivo CAL para Windows Server, por outro lado, representa uma autorização de acesso puramente relacionada com o dispositivo. Em vez de uma pessoa, apenas um (1) dispositivo final é fornecido com direitos de acesso para o Windows Server. Mais uma vez, o tipo de dispositivo é irrelevante desde que seja baseado no Windows: As funções do Windows Server 2012 ou 2012 R2 podem ser utilizadas com qualquer PC OU portátil ou tablet que tenha sido concedido direitos de acesso através do Device CAL. Não importa se o dispositivo final é utilizado localmente, numa empresa ou móvel. Cada funcionário que tenha acesso a ele pode, portanto, também aceder automaticamente ao servidor licenciado com o Dispositivo CAL. Isto é particularmente vantajoso se vários utilizadores partilharem um dispositivo terminal.
Decisão entre um dispositivo CAL ou CAL do utilizador
Assim, ao adquirir licenças de acesso de clientes, a decisão para um tipo de licença - Device CAL ou User CAL - depende do tipo predominante de utilização dos serviços do servidor numa empresa, a fim de poupar custos de licenciamento.
Se a maioria dos empregados utiliza localmente os serviços do servidor Windows a partir da estação de trabalho da empresa, por exemplo, numa base de projecto ou em trabalho por turnos, é mais barato equipá-los com Device CALs.
Se, por outro lado, os empregados acedem ao servidor a partir de diferentes dispositivos finais - não só estacionários, mas também móveis, no local da empresa, na estrada e no escritório em casa - então o equipamento com User CALs é também mais vantajoso em termos de preço.
Em determinadas circunstâncias, a combinação de CALs de dispositivos e CALs de utilizadores para Windows Server oferece as maiores vantagens. Como já foi mencionado, o formulário CAL não pode ser alterado.
Comprar CALs de dispositivos e utilizadores para Windows Server 2012 e 2012 R2 a um preço razoável em Wiresoft
Wiresoft fornece conselhos abrangentes sobre os seus requisitos individuais para licenças de utilizador e de acesso a dispositivos e oferece tanto CALs para Windows Server 2012 como 2012 R2 como licenças únicas a preços particularmente favoráveis. Connosco, pode portanto cobrir ou complementar as suas necessidades individuais de CALs for Windows Server de uma forma completamente flexível e também poupar dinheiro. Por favor contacte-nos se tiver quaisquer questões relativas à sua licença com o Device and User CALs for Microsoft Server 2012 e a versão sucessora 2012 R2.
As licenças Microsoft Server Client Access disponíveis na Wiresoft são produtos originais da Microsoft e versões europeias não utilizadas de Device ou User CALs. Foram adquiridos legalmente por nós a empresas e a sua autenticidade foi verificada com precisão. Como cliente da Wiresoft, beneficia de uma vantagem de preço em comparação com os novos produtos. Muitos dos nossos clientes já beneficiam das vantagens financeiras de adquirir licenças à Wiresoft. Para mais informações sobre a nossa gama de CALs para Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2, bem como outras edições do Microsoft Server, não hesite em contactar-nos.