Características de Business Intelligence no Microsoft SQL Server 2008
As seguintes ferramentas de BI estão disponíveis na versão 2008 do SQL Server com uma licença de acesso de cliente:
SSAS no SQL Server 2008
Os Serviços de Análise SQL Server formam a base para uma análise significativa e um processamento rápido de todos os dados relevantes para as empresas. Com o suplemento PowerPivot para Excel 2010, grandes quantidades de dados podem ser importadas directamente do armazém de dados e analisadas e depois claramente exibidas de acordo com os aspectos relevantes usando o Processamento Analítico Online (OLAP). A pesquisa de nomes e quantidades nomeadas no campo é tão possível com PowerPivot como a pesquisa de relações entre tabelas que não estão ligadas umas às outras. As análises PowerPivot também podem ser disponibilizadas a outros funcionários como relatórios nas Bibliotecas de Documentos SharePoint.
SSIS
Os Serviços de Integração de Servidores SQL experimentados e testados também fornecem os três elementos importantes para aplicações de Business Intelligence na versão SQL 2008: Para além da análise, trata-se de integração e relatórios, que juntos formam o pré-requisito para todos os processos ETL - para este fim, os utilizadores com um CAL têm à sua disposição uma vasta carteira de ferramentas para o armazenamento de dados.
SSRS
O SQL Server Reporting Services foi alargado por uma série de funções: os campos de texto podem agora ser rodados até 270 graus, e as quebras de página são agora permitidas em dados de tablix e grupos.
MDS
Os Master Data Services são uma nova ferramenta no SQL Server 2008. Com o MDS, os dados podem ser geridos centralmente e simultaneamente disponibilizados a várias aplicações de forma protegida, incluindo dados sensíveis de clientes e contas que são necessários para transacções.
Corretor de Serviços
O Service Broker for SQL Server 2008 oferece aos utilizadores opções optimizadas CAL para distribuir as cargas de trabalho do servidor por múltiplas bases de dados. Também proporciona novas capacidades de enfileiramento, facilitando a comunicação entre diferentes bases de dados.
StreamInsight
StreamInsight no SQL Server 2008 permite o controlo e processamento em tempo real de fluxos de dados contínuos. O StreamInsight é apoiado pela tecnologia CEP (Complex Event Processing), que é principalmente utilizada no retalho online para o processamento de informação de cartões de crédito, mas também na logística e monitorização da rede.
Report Builder V3.0
A nova ferramenta Report Builder V3.0 para SQL Server 2008 R2 optimiza a visualização actualizada de relatórios e gráficos durante o processamento, que foi complementada por novos tipos de dados nos sistemas de geoinformação. Através do SharePoint, áreas individuais podem agora também ser publicadas como conteúdo web.
O modelo de licenciamento Microsoft com CALs para SQL Server 2008
Para além da possibilidade de licenciamento do SQL Server 2008 com base no número de processadores físicos e virtuais utilizados num ambiente de sistema operativo, para certas edições como o SQL Standard existe a alternativa de primeiro adquirir uma licença de servidor separada para instalar o software SQL e complementá-la com um número correspondente de licenças de acesso de clientes, o que dá aos funcionários o direito de utilizar os serviços SQL, bem como os dados aí geridos.
Com um SQL Server 2008 CAL pode aceder às seguintes edições do SQL Server 2008 (incluindo pré-lançamentos): Standard, Enterprise, SBS, estas também estão disponíveis como licenças de servidor a um preço favorável da Wiresoft.
Licença SQL Server 2008 particularmente económica com a combinação de licença de servidor mais licenças de acesso de cliente
O modelo de licença CAL para SQL Server 2008 oferece uma vantagem económica especialmente para empresas e instituições com um número menor de empregados que acedem aos dados e serviços do servidor. Isto porque o licenciamento por processador só oferece uma vantagem de um maior número de clientes, uma vez que aqui não há limite superior. Com os SQL CALs, por outro lado, só se compram tantas licenças individuais quantas forem realmente necessárias na sua empresa. Aqui, com Wiresoft, pode adaptar ou expandir a sua necessidade de CALs a um preço razoável. Desta forma, evita custos desnecessários causados por licenças não utilizadas e os seus empregados são sempre correctamente licenciados. Ao mesmo tempo, com o CAL padrão, beneficia das funções essenciais do SQL Server 2008.
Licenciamento de Servidor/CAL para SQL Server 2008 - passo a passo
Antes de decidir adquirir um dos dois tipos de licença para o SQL Server 2008, deve ser claro quanto ao tamanho da necessidade da sua empresa em termos de licenças de acesso de clientes. Isto porque não é possível alternar entre os dois modelos de licença "Pro Processor" e "Server/CAL" numa data posterior.
Se tiver optado pela variante frequentemente mais barata de servidor de licenciamento mais CALs, é importante notar que neste caso o servidor da empresa é licenciado separadamente dos utilizadores que devem aceder ao mesmo. A licença do servidor também contém dois CALs, mas estes apenas autorizam os administradores a gerir o servidor de licença e a executar tarefas típicas de TI. No entanto, não permitem que os empregados utilizem os serviços SQL instalados. Para isso, precisam dos CALs já mencionados, que estão opcionalmente disponíveis como um dispositivo CAL ou CAL de utilizador.
É também necessário um CAL SQL se o servidor SQL não for acedido directamente, mas funcionar como base de dados para outras aplicações do servidor, tais como SharePoint Server ou Office Project Server.
CAL do utilizador e CAL do dispositivo para SQL Server 2008 - Diferenças
As licenças de acesso do cliente estão - como brevemente mencionado acima - disponíveis em dois tipos: como User CAL, que autoriza exactamente um empregado a aceder ao SQL Server, e como Device CAL, que licencia exactamente um dispositivo final com capacidade para Windows. A rigor, o modelo de licenciamento da Microsoft considera estes dois tipos de licenças diferentes, ainda que funções SQL Server idênticas possam ser utilizadas com eles. Deve-se ter em conta o seguinte:
- Um CAL de Utilizador não pode ser utilizado como um Dispositivo CAL após a licença ter sido emitida - e vice-versa.
- Do mesmo modo, não é possível transferir (licença) a licença atribuída a um utilizador ou a um dispositivo para outro utilizador ou outro dispositivo - excepção:
- A mudança de um Dispositivo CAL para um CAL de Utilizador (ou vice-versa) é possível se a licença SQL tiver Garantia de Software, e só no momento da renovação da Garantia de Software (ou do Contrato de Licença de Volume).
- Um utilizador ou dispositivo CAL só pode ser utilizado para aceder ao servidor da empresa. Não dá ao utilizador o direito de iniciar sessão no servidor de outra empresa.
- É possível combinar CALs de Dispositivos e CALs de Utilizadores e assim utilizar ambas as licenças de acesso de clientes em paralelo num único ambiente.
Abaixo está uma breve descrição das respectivas vantagens das licenças de acesso de Utilizador e Dispositivo.
CAL do utilizador para SQL Server 2008
O CAL Standard User permite exactamente a um utilizador definido aceder aos Serviços SQL Server 2008 e aos dados aí geridos. O acesso pode ter lugar através de qualquer dispositivo final compatível com Windows, para além do PC de secretária convencional ou portátil, por exemplo, também através de tablet ou telemóvel. O CAL do Utilizador inclui assim a possibilidade de o acesso ao SQL Server não ser limitado localmente e, portanto, também é possível a partir do exterior da localização do servidor na empresa - por exemplo, no escritório em casa ou na estrada. O User-CAL oferece portanto vantagens para os empregados que não utilizam um posto de trabalho fixo ou utilizam frequentemente dispositivos finais diferentes.
Dispositivo CAL para SQL Server 2008
Com o CAL Standard Device, um único dispositivo final é licenciado para utilizar os serviços do SQL Server. O único requisito é que o dispositivo deve ser compatível com Windows e ter acesso à Internet. Isto significa que não só um computador de secretária pode ser licenciado com o Device CAL, mas também um bloco de notas, tablet ou smartphone. Cada empregado de uma empresa que esteja autorizado a utilizar este dispositivo licenciado pode assim aceder ao SQL Server 2008. O licenciamento com um dispositivo CAL é particularmente prático se um posto de trabalho devidamente equipado for utilizado alternadamente por diferentes empregados, como é comum, por exemplo, no trabalho por turnos ou para certos projectos.
O seu licenciamento com CALs Standard para Microsoft SQL Server 2008 em Wiresoft
Quer pretenda complementar ou cobrir as suas necessidades de licenciamento para o SQL Server 2008 com CALs - Wiresoft oferece-lhe os correspondentes CALs de Dispositivos SQL, bem como CALs de Utilizadores como licenças individuais particularmente baratas. A vantagem de comprar uma licença à Wiresoft é um preço mais baixo em comparação com os novos CALs - com a mesma gama de funções - e ao mesmo tempo adquire licenças originais de acesso Microsoft que vêm de empresas europeias e são 100 % utilizáveis.
Todos os CALs disponíveis na Wiresoft Shop foram cuidadosamente verificados antes da venda, para que, como cliente, possa ter a certeza de que está a adquirir um produto de software totalmente operacional. De acordo com uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu, é legalmente permitido comprar e revender produtos de software, bem como licenças para versões de servidor da Microsoft.
A oferta de licenciamento da Wiresoft permite-lhe uma licença particularmente económica: em vez de pacotes de licenças, apenas compra o número exacto de licenças de acesso de clientes de que realmente precisa para a sua empresa a fim de utilizar o SQL Server 2008. Pode também contar com os nossos conselhos de peritos, dos quais muitos dos nossos clientes anteriores já tiraram partido. Se tiver alguma dúvida sobre o seu licenciamento personalizado para SQL Server, basta contactar-nos por e-mail ou telefone, ou conversar connosco.