Ferramentas e características do SQL Server 2014 para uma Inteligência Empresarial Abrangente
A base de dados de gestão e business intelligence SQL Server 2014 da Microsoft já oferece muitas ferramentas na edição standard para o desenvolvimento de aplicações, bem como para a gestão eficaz das suas redes de servidores.
Com uma licença de Acesso ao Cliente, os utilizadores beneficiam das novas funções de segurança e opções de consulta, bem como de muitas outras melhorias. Ao mesmo tempo, a plataforma de base de dados híbrida escalável SQL Server 2014 garante processos empresariais eficientes e, ao mesmo tempo, seguros. O Microsoft SQL Server 2014 oferece, assim, uma plataforma de informação com capacidade de cloud-capable para desenvolver e fornecer aplicações estáveis para a nuvem.
Dependendo da edição, as novas funções incluem também a funcionalidade OLTP in-memory assim como Column Store Index e StreamInsight; juntamente com SQL Azure, estas suportam a estratégia híbrida de nuvem da Microsoft. Outras inovações no SQL Server 2014 incluem as novas ferramentas de dados do SQL Server para Business Intelligence (SSDT). Com estas modernas ferramentas de desenvolvimento para instâncias de bases de dados SQL Server relacionais, entre outras coisas, as bases de dados para SQL Server podem ser concebidas e fornecidas - tão facilmente como com o Visual Studio.
Serviços SQL Server 2014 para um trabalho de equipa eficiente
O sistema servidor de Microsoft SQL 2014 é composto por cinco componentes, os chamados Serviços Microsoft, que juntos formam a base para a utilização das funções e a administração dos dados e dos utilizadores:
- Motor de Base de Dados - é utilizado para processar, assim como para armazenar e guardar, assim como para replicar ou fornecer dados
- Serviços de Análise - estes permitem, entre outras coisas, consultas OLAP (Online Analytical Processing) no âmbito de análises de tendências, previsões de vendas e aplicações de prospecção de dados
- Reporting Services - para a criação e fornecimento de relatórios em diferentes formas: como uma matriz, gráfica ou completamente livre
- Serviços de Integração - estas ferramentas facilitam a movimentação, cópia ou transformação de dados
- Master Data Services (MDS) - permitem uma gestão eficiente e segura de domínios, clientes, contas e produtos, por exemplo, e fornecem segurança às transacções
Requisitos de Hardware para a instalação e operação do Microsoft SQL Server 2014 Standard Edition
Os seguintes requisitos mínimos devem ser cumpridos para a instalação e funcionamento sem problemas do Microsoft SQL Server versão 2014:
- Memória: mínimo 1 GB de RAM, recomendado é 4 GB ou superior
- Processador: mínimo 1 GHz para sistemas de 32 bits, ou 1,4 GHz para sistemas de 64 bits, 2 GHz é recomendado
- Espaço no disco rígido: mínimo 6 GB, pode ser necessário mais, dependendo dos componentes do SQL Server instalados
- Sistema operativo: Windows Server 2012 ou 2012 R2 em versão 32-bit ou 64-bit
Licenciamento do Windows SQL Server 2014 Standard Edition com CALs da Wiresoft
Se decidir adquirir a Edição Standard do SQL Server 2014, encontrará também as licenças de acesso de cliente necessárias na Wiresoft, para além da licença de servidor - tanto como CALs de utilizador como CALs de dispositivo. Com a compra da edição standard do Microsoft SQL Server 2014, está a optar por um sistema de base de dados relacional totalmente funcional cujas funções são totalmente concebidas para muitas aplicações de nível intermédio, bem como para o armazenamento de dados de marcas de dados.
O actual modelo de licença Microsoft para o SQL Server 2014 Standard com CALs
Para a versão do SQL Server 2014, aplica-se a actual métrica de licenciamento Microsoft, que define diferentes opções de licenciamento dependendo da edição do servidor para que as funções SQL possam ser utilizadas.
Com o pré-lançamento do SQL 2014 no servidor, a Microsoft alterou o método de cálculo do
Licenças de servidor. Enquanto até então o número de núcleos que um processador não tinha desempenhado um papel, isto constitui agora a base para definir o licenciamento para as respectivas edições do SQL Server. Isto porque o número sempre crescente de núcleos aumenta o desempenho dos processadores, que podem assim executar cargas de trabalho cada vez maiores. Assim, o licenciamento do núcleo agora também tem em conta o desempenho superior.
Na edição padrão do SQL Server versão 2014, o licenciamento por servidor/CALs ainda está disponível como opção - para além do licenciamento de 2 núcleos. As empresas e organizações cujos servidores satisfazem os seus requisitos de baixo desempenho e virtualização podem, portanto, beneficiar também de todas as vantagens, incluindo as funções de nuvem, do SQL Server 2014 Standard a baixo custo com uma licença de servidor mais CAL.
Para assegurar que as necessidades da sua empresa em termos de serviços e funções são cobertas por CALs for SQL Server 2014 Standard Edition, é aconselhável determinar os seus requisitos habituais em termos de cargas de trabalho e serviços em nuvem. O número de empregados que acedem ao servidor também desempenha um papel. O modelo de licenciamento Server/CAL é ideal se o número de clientes que acedem ao sistema SQL Server for conhecido. Desta forma, os CALs do dispositivo ou utilizador também podem ser utilizados para satisfazer os seus requisitos individuais para um sistema informático a funcionar sob SQL 2014.
As explicações seguintes também o ajudarão a calcular o requisito correcto como CALs para o SQL Server 2014. Se tiver quaisquer perguntas adicionais sobre a configuração mais favorável para si com licenças de acesso de cliente, contacte-nos para aconselhamento.
Licenciamento do SQL Server 2014 Standard com licenças de acesso de cliente
Com o licenciamento de utilizadores ou dispositivos individuais, decide-se por uma solução flexível e ao mesmo tempo económica sem custos adicionais, tais como add-ons de outros fabricantes, porque um Microsoft CAL dá-lhe o direito de utilizar todas as funções de servidor disponíveis para a Edição Standard sem ter de renunciar ao desempenho do software SQL Server.
Composição do licenciamento do Servidor/CAL para o SQL Server 2014 Standard
O licenciamento de um servidor com CALs separa a implementação do software do servidor da utilização dos serviços do SQL Server 2014 por um utilizador. Para a edição Standard, consiste na licença de servidor de componentes mais licenças de acesso do cliente (CAL). Para funcionar com o SQL Server Edition 2014 Standard, um servidor necessita, portanto, em primeiro lugar, da sua própria licença - esta também está disponível na Wiresoft a um preço favorável. Esta licença de servidor inclui apenas direitos de administrador, que não dão direito a um empregado a utilizar os serviços e funções do servidor. Para este fim, o funcionário deve ter a sua própria licença de acesso de cliente. Estão disponíveis as seguintes opções: ou como CAL para exactamente um utilizador ou como CAL para exactamente um dispositivo final ou dispositivo CAL. Ambas as licenças de acesso estão disponíveis na Wiresoft a um preço especial. Sem um destes dois CALs, os seus empregados não podem utilizar as funcionalidades do SQL Server 2014 e os dados geridos com ele.
Diferenças entre CAL de Utilizador e CAL de Dispositivo para SQL Server 2014
A escolha entre um CAL de Utilizador e um Device CAL for Windows SQL Server oferece a vantagem de um licenciamento muito flexível. Por um lado, o modelo de licenciamento da Microsoft reflecte os dois tipos diferentes de utilização dos serviços SQL Server: Relacionado com o utilizador ou dispositivo. A licença do dispositivo tem direitos de acesso diferentes dos da licença de utilizador.
Por outro lado, os CALs estão disponíveis como licenças únicas. Isto significa que só tem de comprar tantos CALs quantos realmente precisar, e pode facilmente acrescentar aos seus requisitos de licença numa data posterior. E tem a opção de combinar os dois tipos de licenças de acesso individualmente. O equipamento com ambos os CALs é particularmente útil se diferentes tipos de utilização de estações de trabalho forem comuns numa empresa - ver abaixo para mais detalhes.
A divisão em dois tipos de acesso de clientes significa também que um CAL de Utilizador não pode ser utilizado como um CAL de Dispositivo - ou vice-versa. Da mesma forma, uma vez emitida uma licença, esta não pode ser transferida para outro dispositivo final ou para outro utilizador.
Utilização de um dispositivo CAL
O Device CAL for Microsoft SQL Server 2014 licencia um (1) dispositivo final muito específico, independentemente de ser um computador de secretária, um bloco de notas ou um tablet, ou um telemóvel. Com este dispositivo, cada empregado que tenha permissão para o utilizar pode também aceder a todos os serviços e dados do SQL Server 2014. O licenciamento com Device CALs é particularmente adequado para estações de trabalho que estão disponíveis para diferentes empregados da empresa, por exemplo, em trabalho por turnos.
Utilização de uma Licença de Acesso do Utilizador
O utilizador CAL, por outro lado, autoriza um (1) utilizador definido com precisão (empregado) a aceder aos Serviços do SQL Server 2014. Em contraste com o dispositivo CAL, este
O utilizador pode então aceder aos dados e serviços do servidor com qualquer dispositivo final compatível com Windows - independentemente de se tratar de um PC de secretária, portátil, dispositivo móvel, etc. - a partir de qualquer lugar. O utilizador CAL oferece assim vantagens aos empregados que utilizam alternadamente diferentes locais de trabalho e não só trabalham no local da sua empresa, mas também, por exemplo, no campo ou no escritório em casa ou na estrada.
Microsoft SQL Server 2014 a um preço razoável com CALs na Wiresoft
Na Wiresoft obtém-se o Device and User CALs para o SQL Server 2014 Standard-Edition como licenças originais da Microsoft a um preço final particularmente favorável. Como muitos dos nossos anteriores clientes satisfeitos, também pode beneficiar da vantagem de preço que a Wiresoft lhe concede para estas e outras licenças de acesso a clientes de software da Microsoft. Receberá de nós licenças não utilizadas para produtos Microsoft, que provêm de empresas europeias e são, portanto, 100% utilizáveis. A Wiresoft adquiriu estes
adquiriu estas licenças de forma absolutamente legal e verificou cuidadosamente a sua autenticidade. De acordo com uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu, é assim permitido vender ou comprar produtos de software, tais como CALs de servidores. Portanto, pode ter a certeza de que, quando compra à Wiresoft, está a adquirir um pacote de licença totalmente utilizável. Também pode beneficiar do nosso aconselhamento especializado se tiver alguma dúvida sobre o seu licenciamento. Basta entrar em contacto connosco.