Exchange Server 2010 - as funções mais importantes num piscar de olhos
A versão 2010 do Microsoft Exchange Server contém numerosas melhorias no Outlook Web Access, bem como na administração e melhoria do desempenho, mas também várias novas funções que aumentam a flexibilidade no acesso ao tráfego de correio electrónico, pesquisa e também dizem respeito à protecção de dados e regulamentos de conformidade, etc. Exchange 2010 é configurado via PowerShell; o acesso às caixas de correio, pastas e replicação de dados é controlado via WebServices. O Outlook 2010 está disponível como cliente para Exchange Server 2010; isto também permite que a função de arquivo no Exchange Server 2010 seja utilizada.
Outlook Web Access in Exchange Server 2010
O Outlook Web Access - nome oficial "Outlook Web App" - OWA - fornece uma multiplicidade de funções práticas: estas incluem, acima de tudo, as pastas de pesquisa conhecidas do Outlook para classificar e-mails, bem como os favoritos. As visualizações no OWA também se baseiam no Outlook e oferecem várias opções de visualização para o calendário, por exemplo. O Outlook 2010 também pode ser ligado a várias contas Exchange sem ter de criar um perfil separado - independentemente de estarem no mesmo servidor ou num servidor diferente. Uma pasta separada "Itens Enviados" está disponível para cada caixa de correio.
Organização de conversas por correio electrónico
Para uma organização clara das conversas por correio electrónico, o Outlook Web Access 2010 oferece uma série de funções práticas com as quais estas podem ser claramente agrupadas em tópicos e ordenadas por tópico de uma forma comparável aos grupos de notícias.
- A função Conversation View classifica todos os e-mails sobre um tópico específico, enquanto
- ignorar Conversa permite ignorar certas conversas por e-mail.
- MailTips avisa ao enviar e-mails para grandes listas de distribuição para deixar de fora destinatários não relevantes; ou destinatários externos para aumentar a segurança de informação importante.
- A Pré-visualização do Voice Mail mostra as mensagens de voz em forma de texto já na pré-visualização do Outlook e
- com as Regras de Atendimento de Chamadas, podem ser definidas regras individuais para o correio de voz Exchange para o reencaminhamento de chamadas.
- Por outro lado, a função Office Communicator (OC) mostra o estado de presença dos colegas e permite mensagens instantâneas.
- A experiência consistente unifica o funcionamento das funções no PC, telemóvel ou web para o Outlook Mobile e o Outlook Web Access .
- A função de jornalismo no Exchange Server também permite o cumprimento dos requisitos legais e organizacionais através do registo de mensagens de correio electrónico específicas.
Arquivamento de e-mails no Outlook 2010
Pela primeira vez no Exchange 2010, os e-mails são arquivados online no Outlook 2010 no servidor Exchange - permitindo que sejam vistos a partir de qualquer lugar onde haja acesso à caixa de correio. Os administradores podem também definir directrizes para os períodos de retenção durante o armazenamento; a eliminação acidental é assim evitada, o que não só facilita a pesquisa de e-mails como também o cumprimento das regras de conformidade.
Apenas uma caixa de entrada com Mensagens Unificadas
O Unified Messaging fornece uma única caixa de entrada para acesso ao correio electrónico, correio de voz, SMS e fax, facilitando aos administradores a gestão de todos os utilizadores. Quando os voicemails são entregues na caixa de entrada, a função Speech2Text também os pode entregar como um e-mail - e no smartphone sob a forma de uma pré-visualização de texto.
Gestão mais simples dos direitos
No Exchange Server 2010, os utilizadores e os seus direitos podem ser geridos quer com o Exchange Management Console, através do PowerShell remoto ou através do Outlook Web Access. Esta última proporciona aos administradores a sua própria interface de administração e, com o Role-Based Access Control (RBAC), permite-lhes conceder direitos adicionais aos empregados individuais. Estas dizem principalmente respeito a tarefas delegáveis, tais como a administração de grupos de distribuição ou o seguimento de e-mails.
Resiliência da caixa de correio e melhor alta disponibilidade
A função de Resiliência da Caixa de Correio no Exchange Server 2010, com os seus três componentes Replicação Local Contínua, Replicação Contínua Standby e Replicação Contínua Cluster, oferece uma recuperação de desastres simplificada, bem como uma opção de alta disponibilidade. Com a função Database Availablity Group (DAG), é possível aos administradores copiar bases de dados Exchange entre diferentes servidores; a replicação tem lugar através de registos de transacções.
Sistema de licenciamento Microsoft para Windows Exchange Server 2010
O modelo de licenciamento Microsoft oferece diferentes variantes e tipos de licenças para todas as versões e edições do Exchange Server 2010. Os vários regulamentos e especificações podem rapidamente tornar-se confusos e muitas vezes parecem incompreensíveis à primeira vista. Abaixo encontrará, portanto, uma breve visão geral com explicações.
Basicamente, primeiro é feita uma distinção entre:
- Licenças de servidor
- Licenças de acesso de clientes
As licenças de servidor - se não forem baseadas no núcleo - são adquiridas independentemente das licenças de acesso do cliente. Apenas estes autorizam os utilizadores a utilizar o Exchange Server. A licença do servidor contém apenas 2 licenças de acesso para administradores, que contêm apenas direitos de administração.
Que licenças de servidor estão disponíveis para Exchange Server 2010?
Existe uma licença de servidor separada para cada edição de servidor da Exchange 2010 - Standard e Enterprise. Ao adquiri-los, adquire o respectivo direito de implementar o software do servidor em questão no servidor da sua empresa:
- Edição Standard - foi concebida para satisfazer as necessidades das pequenas e médias empresas com um máximo de 5 bases de dados de caixas de correio.
- Enterprise Edition - cobre os requisitos de grandes empresas e organizações com até 100 bases de dados de caixas de correio.
A licença de servidor é complementada pela(s) Licença(s) de Acesso do Cliente (CALs) - todas as diferenças e características especiais das mesmas são explicadas abaixo.
Licenças de Acesso de Cliente para Windows Exchange Server 2010
Para poder utilizar as funções e serviços típicos do Exchange 2010 para uma das edições disponíveis do servidor, os utilizadores precisam de um tipo de licença separado: a Licença de Acesso ao Cliente - CAL abreviada. O modelo de licenciamento Microsoft utiliza CALs para determinar, por um lado, quais as funções e opções de escalabilidade que os CALs standard e empresariais oferecem e, por outro lado, como são acedidos.
Qual é a diferença entre CALs Standard e CALs Enterprise para Microsoft Exchange Server 2010?
Com o Windows Exchange Server 2010, bem como com outras versões, o âmbito funcional da respectiva edição é controlado através dos CALs. Estes não estão, portanto, ligados a uma edição específica do Exchange. Isto significa que também pode usar um Exchange Standard Server com uma CAL Empresarial ou um Enterprise Exchange Server com uma CAL Padrão. De certa forma, a Empresa CAL oferece um suplemento a uma CAL Standard.
A maior diferença é - como já mencionado - sobretudo a escalabilidade do servidor da caixa de correio, mas além disso algumas funções só podem ser utilizadas ou personalizadas de forma limitada com o CAL Standard, e certas funções da Empresa são desactivadas.
Para os utilizadores, a diferenciação nas licenças de acesso para as edições individuais do Exchange Server 2010 oferece a possibilidade de utilizar as funções e serviços que são realmente necessários, dependendo dos requisitos da empresa. Isto porque nem todos os ambientes de trabalho utilizam a gama completa de funções ou a máxima escalabilidade. Isto poupa dinheiro a indivíduos ou empresas mais pequenas ao adquirirem licenças, se as licenças de acesso padrão do cliente já cumprirem todos os requisitos.
Quais são as diferenças entre as duas licenças de acesso (CALs) para Exchange Server 2010?
Como já mencionado acima, para além das diferenças no âmbito das funções e da escalabilidade, existe também outra escolha para as licenças de acesso do cliente ao Exchange Server nas Edições Standard e Enterprise: nomeadamente entre as CALs baseadas no utilizador (User CALs) e as baseadas no dispositivo (Device CALs). A diferença aqui não está nos direitos ou nas funções, mas no facto de uma pessoa ou um dispositivo final com Windows ser licenciado. Estas alternativas no licenciamento são uma peculiaridade típica da Microsoft que também se aplica às licenças de acesso para outros produtos de licença de servidor. A este respeito, deve ser notado o seguinte:
- Nem o CAL do Utilizadornem o CAL do Dispositivo podem ser transferidos para outro utilizador ou pessoa após a activação.
- Em princípio, um CAL de Utilizador não pode ser usado como um CAL de Dispositivo, e o caso inverso é também excluído (o CAL de Dispositivo é usado como CAL de Utilizador).
- Contudo, é possível utilizar ambos os tipos de CAL em paralelo para acesso ao Exchange Server ou para os combinar.
As alternativas oferecidas no modelo de licença Microsoft têm em conta os cenários típicos de uma empresa quando se acede ao servidor. Dependendo das tarefas ou projectos, alguns empregados utilizam o servidor permanentemente - e mesmo fora da sua empresa ou instituição; outros, por outro lado, só precisam dos serviços do servidor em determinados momentos ou apenas raramente. A comparação seguinte resume as vantagens típicas da CAL do Utilizador e da CAL do Dispositivo.
- Um utilizador CAL é vantajoso se um empregado individual aceder aos serviços do servidor Exchange com frequência ou permanentemente - e também em alternância entre diferentes locais de trabalho, tais como no local de trabalho da empresa, noutros locais da empresa, no escritório em casa ou em viagem. Para o fazer, utilizam também dispositivos finais muito diferentes, por exemplo, o PC fixo da empresa, um portátil ou o seu smartphone.
- O dispositivo CAL oferece vantagens para métodos de trabalho que não requerem acesso constante ao Exchange Server, ou quando diferentes utilizadores partilham uma única estação de trabalho de PC ou outro dispositivo final - tal como um computador portátil; este pode ser o caso para trabalho por turnos, para projectos individuais, ou quando os serviços típicos do Exchange só precisam de ser utilizados de forma irregular.
Em muitas empresas, a necessidade de aceder ao Exchange Server via CAL difere de departamento para departamento ou em função dos postos de trabalho. Neste caso, a combinação de licenças de acesso de clientes para utilizadores e para dispositivos finais é o tipo de licenciamento mais sensato. Portanto, antes de comprar CALs, é vantajoso obter uma visão geral de que tipos precisa e de quantos deles precisa - em relação aos processos de trabalho e cargas de trabalho típicos da sua empresa.
Teremos todo o prazer em trabalhar consigo para determinar o licenciamento mais prático e, ao mesmo tempo, economicamente vantajoso. Basta usar uma das opções de contacto abaixo.
Outros requisitos para a utilização do Exchange Server 2010 com CALs
Para poder utilizar todas as funções do Microsoft Exchange Server 2010, deverá assegurar-se de que o seu servidor está equipado com o software correcto e adequado. Exchange Server 2010 só funciona em servidores com Windows Server 2008 ou superior, e pode escolher entre o Windows Server 2008 Standard e as edições Enterprise ou Datacenter.
O seu licenciamento do Exchange Server 2010 com CALs na Wiresoft
Quando se trata de licenciamento rentável com licenças de servidor e licenças de acesso de cliente para Windows Exchange Server 2010, bem como outras versões Exchange ou outros produtos de software Windows Server, Wiresoft é o seu parceiro de confiança - tanto para compras como para consultoria.
Na nossa loja online encontrará Device CALs e User CALs for Exchange Server como licenças individuais baratas - para que possa cobrir ou alargar as suas necessidades individuais e, ao mesmo tempo, beneficiar dos preços finais reduzidos.
Todos os CALs que encontrará para o software Microsoft na nossa oferta são exclusivamente originais, dispositivos não utilizados ou CALs de utilizador da região europeia, que comprámos a empresas e verificámos previamente a sua absoluta autenticidade e usabilidade.
Como cliente da Wiresoft beneficia sempre da vantagem de preço em comparação com muitos outros fornecedores de licenças de acesso de clientes - e, ao mesmo tempo, está sempre do lado seguro da lei. Muitos clientes já tiram partido de todos os benefícios da oferta CAL na Wiresoft. Isto inclui o nosso aconselhamento especializado e competente, seja sobre licenças de Exchange Server ou outras licenças de acesso para software Windows. Juntamente consigo, criamos em conjunto o seu pacote de licenças de software personalizado.