Visão geral de todas as versões do SQL Server disponíveis na Wiresoft
Na Wiresoft, podes encontrar as seguintes versões do Microsoft SQL Server a um preço razoável, incluindo as edições disponíveis para cada uma:
- SQL Server 2019 - Edições: Standard, Standard 2-Core, Enterprise 2-Core
- SQL Server 2017 - Edições: Standard, Standard 2-Core, Enterprise 2-Core
- SQL Server 2016 - Edições: Standard, Standard 2-Core
- SQL Server 2014 - Edições: Standard, Enterprise
- SQL Server 2012 - Edições: Standard, Standard, Business Intelligence, Enterprise
As edições Enterprise são particularmente adequadas para aplicações de missão crítica em empresas de média e grande dimensão, enquanto as edições Standard já oferecem funções de base de dados abrangentes para empresas mais pequenas.
Com as edições Standard, pode escolher alternativamente entre o licenciamento por licença de servidor mais licenças de acesso de cliente ou por núcleos (versões do SQL Server 2014 - 2019), ou por processadores no caso da versão 2012 do SQL.
Segue-se uma visão geral do portefólio de desempenho das versões individuais do SQL. Encontra informações detalhadas, bem como comparações das diferenças entre as edições disponíveis e as condições de licenciamento, nas respectivas páginas de produtos.
SQL Server 2019
O SQL Server 2019 é a versão mais recente do software de servidor comprovado da Microsoft. Com o seu portfólio abrangente de funções, satisfaz todas as necessidades que as empresas têm para um sistema moderno de gestão de bases de dados: para análise detalhada e tarefas de relatórios descritivos com visualizações interativas, bem como para a proteção e segurança de dados sensíveis - tanto do lado da empresa como do lado do cliente, por exemplo, no contexto de transações comerciais. Por conseguinte, a área de conformidade e o sector da segurança também desempenham um papel particularmente importante no SQL Server 2019, de modo a garantir um elevado nível de fiabilidade para todas as aplicações críticas para a empresa.
O SQL Server 2019 também oferece uma série de outras funcionalidades inovadoras que aumentam a eficiência na empresa: estas incluem soluções inteligentes de nuvem e interfaces para bases de dados compatíveis, como a Oracle, bem como a integração pela primeira vez de Java. O Intelligent Query Processing (IQP) acelera o processamento de consultas, o que é uma grande vantagem, especialmente com grandes quantidades de dados. Além disso, o clustering (atribuição de grupos) e a monitorização de dados também estão incluídos. O Big Data Management no SQL Server utiliza tecnologias de IA, que também incluem modelos de aprendizagem automática, com os quais os dados podem ser analisados quase em tempo real. Podes encontrar mais informações na página do produto.
SQL Server 2017
O SQL Server 2017 da Microsoft fornece aos utilizadores uma solução de base de dados que oferece a maior flexibilidade tanto na gestão como na proteção de dados. O SQL Server 2017 pode ser adaptado individualmente aos requisitos típicos de uma empresa através de muitas opções, por exemplo, com a escolha entre uma aplicação local ou baseada na nuvem das funções, bem como na utilização de diferentes sistemas operativos, o que também permite o Linux.
O sistema de servidor fornece todos os serviços típicos de um Sistema de Gestão de Base de Dados Relacional (RDMS) para utilização em sistemas de planeamento de recursos empresariais, Enterprise Resource Planning (ERP) e CRM.
Outras características importantes são a análise avançada na base de dados - tanto com Python como com R - bem como numerosas melhorias de desempenho dos Master Data Services (MDS) e dos Reporting Services (SSRS). Os SQL Server Analysis Services também oferecem inovações importantes, por exemplo, nos modelos tabulares ou com o Power Query, que com o Get Data amplia as fontes de dados anteriores em M queries. Nos Integration Services, a função Scale Out também oferece outras funções que simplificam e melhoram a sua execução. Consulta a página do produto para mais funcionalidades importantes do SQL Server 2017.
SQL Server 2016
Em comparação com os seus antecessores, o sistema de base de dados SQL da versão 2016 da Microsoft caracteriza-se por muitas inovações nas áreas de desempenho, alta disponibilidade e segurança. Estas permitem o processamento rápido de grandes quantidades de dados com uma maior complexidade, entre outras coisas com análise em tempo real, desempenho na memória e funções analíticas avançadas. Estas são complementadas pela funcionalidade PolyBase para o processamento de consultas Transact-SQL de dados relacionais e não relacionais, bem como pelo simples intercâmbio de dados via JavaScript Object Notation (JSON).
Além disso, no SQL 2017 é possível capturar dados OLTP e armazená-los no Microsoft Azure - isso oferece cenários híbridos para backup, incluindo a recuperação de bancos de dados locais, bem como o armazenamento de réplicas secundárias ativas em grupos de disponibilidade Always On.
A tecnologia Always Encrypted suporta a proteção de dados empresariais críticos, tanto localmente como na nuvem. O portefólio de desempenho do software de bases de dados é complementado por funcionalidades de business intelligence nos SQL Server Reporting Services, que estão agora também disponíveis em smartphones Android e iOS para criar relatórios em Excel 2016, complementados por visualizações extensivas. Para obter uma visão geral do espetro de desempenho completo do SQL Server 2016, visita a página do produto correspondente.
SQL Server 2014
O Microsoft SQL Server 2014 é uma poderosa solução de base de dados com a qual empresas de diferentes dimensões podem armazenar e disponibilizar extensos conjuntos de dados e funções localmente para aplicações de secretária, bem como online. Em linha com a orientação cada vez mais forte para a nuvem, o software de servidor é convincente devido à ligação mais forte com a plataforma de nuvem Azure, incluindo a Máquina Virtual Azure, que suporta uma variedade de cenários híbridos, complementados por uma maior escalabilidade e desempenho, bem como backup e recuperação de desastres.
Os componentes comprovados do sistema SQL Server - também conhecidos como Microsoft Services - oferecem, em conjunto, uma gama abrangente de funções relacionadas com a análise, o processamento e a gestão de dados, com base no forte motor de base de dados SQL, incluindo o DQS (Data Quality Services) Server: Estes incluem os Analysis Services, com os quais podem ser criadas consultas OLAP (Online Analytical Processing) no contexto de previsões e tendências na extração de dados, bem como relatórios financeiros. Estes são complementados pelos Reporting Services, com os quais são criados, geridos e disponibilizados relatórios de várias formas no SQL Server 2014. Por fim, os administradores beneficiam dos Integration Services, com os quais os dados podem ser facilmente copiados, movidos ou transformados. Encontra uma descrição detalhada do SQL Server 2014 na página do produto correspondente.
SQL Server 2012
Com o SQL Server 2012, as empresas e organizações têm ao seu alcance um sistema de gestão de bases de dados relacionais comprovado, cujo antecessor foi desenvolvido em colaboração entre a Microsoft e a Sybase - com o objetivo de cumprir a mais recente norma SQL-Standard. Para além de importantes aplicações de business intelligence, este software oferece também uma ligação a serviços na nuvem para disponibilizar os dados não só localmente, mas também na Web.
Uma multiplicidade de funções e optimizações apoia a colaboração entre equipas para tornar os processos empresariais ainda mais eficientes. Isto inclui também o aumento do desempenho do SharePoint Services através do SQL Server PowerPivot, que melhora a coordenação, a administração e a colaboração. Estes são também complementados pelos Grupos de Disponibilidade Always On: Esta solução de alta disponibilidade oferece uma rápida recuperação de desastres com nove réplicas de disponibilidade e vários métodos de failover.
Com a integração melhorada do SQL Azure, as bases de dados são facilmente disponibilizadas online e sincronizadas com as bases de dados locais. O SQL Server Management Studio também facilita ainda mais a movimentação de bases de dados através de Contained Databases. Na área do armazenamento de dados, o SQL Server 2012 oferece as seguintes novas funcionalidades
Columnstore Index for Transact-SQL, um novo Standard para a análise de grandes tabelas, que permite um desempenho de consulta até dez vezes mais rápido. Por último, mas não menos importante, as ferramentas de dados do SQL Server fornecem um sucessor convincente para o Business Intelligence Development Studio, com o qual os armazéns de dados são criados e geridos. Encontra informações detalhadas sobre SQL Server 2012 na página do produto.
O modelo de licenciamento da Microsoft para as versões do SQL Server
Com a versão 2012 do SQL Server, a Microsoft actualizou as métricas de licenciamento. Esta não só define todas as opções de licenciamento disponíveis para edições individuais do SQL, como também as regras que se aplicam em particular à edição Enterprise, com as quais é calculado o requisito de licença.
Enquanto nas versões anteriores este cálculo era efectuado com base nos processadores existentes nos servidores, agora a base é o número de núcleos. Isto significa que o desempenho do servidor é agora a medida para o licenciamento.
Licenciamento do SQL Server com base em núcleos
As seguintes condições definidas pela Microsoft aplicam-se ao licenciamento das versões do SQL Server com base no núcleo:
1. As licenças core estão disponíveis em 2 pacotes.
2. Ao calcular o requisito de licença, o número puro de núcleos por processador não é decisivo - em vez disso, assume-se um mínimo de 16 núcleos, mesmo que o número real seja inferior. Assim, em qualquer caso, devem ser adquiridos 8 pacotes com licenças de 2 núcleos.
3. Ao licenciar por núcleos, não são necessárias mais licenças de acesso.
Licenciamento de Servidor/CAL para o SQL Server
Para a edição Standard do SQL Server 2012, o licenciamento por licença de servidor mais licenças de acesso de cliente (CALs) adicionais também está disponível como alternativa. De acordo com a Microsoft, aplicam-se as seguintes disposições:
1. Cada servidor requer uma licença. Isto inclui direitos de acesso de administrador para a administração dos serviços do servidor.
2. Uma licença de acesso de cliente deve ser adquirida para cada funcionário que utilize os serviços e funções do SQL Server.
3. As CALs para utilizadores estão disponíveis em duas variantes: a User CAL para uma pessoa ou a Device CAL para um dispositivo final.
4. As licenças de acesso de cliente só podem ser emitidas uma vez e não podem ser transferidas posteriormente para outras pessoas ou dispositivos finais.
Compra de licenças e consultoria de licenças para o SQL Server na Wiresoft - tudo a partir de uma única fonte
Na Wiresoft encontra estas versões do SQL Server 2012, bem como CALs como licenças originais da Microsoft a um preço particularmente favorável. Os nossos clientes beneficiam sempre dos nossos preços reduzidos para todos os produtos de software - que também incluem licenças de servidor - originários de empresas europeias e que foram legalmente adquiridos pela Wiresoft. Como cliente, está sempre do lado seguro, porque quando nos compra, recebe licenças 100% utilizáveis que foram cuidadosamente verificadas quanto à autenticidade. Licencia os teus servidores de forma particularmente económica com a oferta de licenças da Wiresoft e beneficia do nosso aconselhamento especializado. Se tiveres alguma dúvida sobre o licenciamento mais vantajoso para ti com uma versão do Microsoft SQL Server, não hesites em contactar-nos.