Visão geral da arquitectura de servidor dos Remote Desktop Services 2012
A versão 2012 dos Remote Desktop Services inclui os seguintes componentes:
- Corretor de ligação à distância de secretária (RDCB)
- Anfitrião de sessão remota de secretária (RDSH)
- Remote Desktop Gateway (RD Gateway)
- Acesso remoto à Web de secretária (RDWA)
- Hospedeiro de Virtualização à distância (RDVH)
- Licenciamento remoto do ambiente de trabalho (RDS-CAL)
Abaixo encontrará uma breve explicação sobre os componentes individuais do servidor.
Corretor de ligação remota de secretária
O Remote Desktop Connection Broker permite aos computadores clientes que têm uma licença de acesso de cliente acederem a todos os computadores de secretária e funções baseadas em servidor, estabelecendo a ligação entre eles e as máquinas virtuais e os computadores de secretária de servidor terminal no centro de dados.
As tarefas do RDCB incluem a verificação dos dados do utilizador, a gestão das imagens do ambiente de trabalho e a atribuição de um utilizador a um ambiente de trabalho remoto, bem como o equilíbrio de carga dos servidores correspondentes. O
O Corretor de Ligação utiliza uma base de dados local ou - assumindo a configuração apropriada - uma base de dados SQL.
Anfitrião de sessão remota de secretária
O RDSH ou Remote Desktop Session Host é um papel específico dos Remote Desktop Services. Fornece as respectivas aplicações ou áreas de trabalho a que vários utilizadores em posse de um CAL acedem em paralelo em sessões separadas. Para virtualização do ambiente de trabalho, o anfitrião da sessão tem a função adicional de se interpor em modo de redireccionamento entre os clientes e o Corretor de Ligação RD.
No Windows Server 2012 RDS, é também possível criar as chamadas colecções de grupos de utilizadores, que organizam os vários recursos do anfitrião (palavra-chave: load balancing).
Portão de Desktop Remoto
Através do RD Gateway - outro papel do Windows Server 2008 R2 - os utilizadores autorizados pela CAL podem aceder de forma segura a anfitriões de sessões ou anfitriões de virtualização na rede interna da empresa através da Internet a partir de qualquer dispositivo final capaz de o fazer. Tanto os computadores baseados em sessões e virtuais como as aplicações individuais (RemoteApps) podem ser acedidos através do gateway do computador. A comunicação entre o dispositivo final e o gateway tem lugar através do Remote Desktop Protocol (RDP), que é sintonizado através de HTTPS. A ferramenta RD Gateway Manager também pode ser utilizada para definir políticas de autorização de ligação (CAPs) para utilizadores individuais.
Acesso remoto à Web de secretária
RD Web Access controla o acesso a um ambiente de trabalho remoto ou virtual através do menu Iniciar ou de um web browser. O Remote Desktop Web Access cria o ficheiro Remote Desktop Protocol que o cliente utiliza para aceder à infra-estrutura da empresa através da web.
No Windows Server 2008 R2, o chamado Programa de Filtragem Remota por Utilizador (Per User RemoteApp Program Filtering) também está disponível aqui, com o qual um utilizador licenciado recebe uma gama personalizada, ou seja, também restrita, de aplicações.
Anfitrião de Virtualização Remota do Ambiente de Trabalho
O RD Virtualisation Host no Microsoft RDS 2012 R2 suporta cenários para a Infra-estrutura de Desktop Virtual (VDI). São suportados dois tipos de computadores de secretária virtuais: Desktops Virtuais Pessoais, que são atribuídos a utilizadores específicos, ou Desktop Pools, que são mais como estações de trabalho utilizadas por diferentes utilizadores. Com RDVH, as aplicações baseadas em Windows também podem ser alojadas utilizando Hyper-V.
Licenciamento remoto do ambiente de trabalho
Para poder utilizar os Remote Desktop Services, é normalmente necessário um servidor de licença. O RD Desktop Licensing gere as licenças necessárias na infra-estrutura RDS. Se um cliente necessitar de uma licença de acesso - RDS CAL para abreviar - o anfitrião da sessão solicita-a ao servidor da licença para que o dispositivo final possa aceder a sessões ou a desktops virtuais, desde que um CAL correspondente esteja disponível.
Utilização de Remote Desktop Services 2012 / 2012 R2 com uma Licença de Acesso do Cliente
Se tiver adquirido uma edição da versão 2012 ou R2 do Microsoft Server - disponível na Wiresoft - inclui duas licenças de acesso para administradores ex works. No entanto, estes só podem ser utilizados para tarefas administrativas, mas não autorizam nenhum utilizador ou dispositivo final a aceder remotamente aos Serviços Remotos. Para utilizar estes serviços, um cliente necessita, portanto, de uma das duas licenças de acesso - ou uma CAL de Utilizador ou uma CAL de Dispositivo. Um dos dois CALs também é necessário, mesmo que seja utilizado software de utilizador de terceiros.
Na Wiresoft encontrará ofertas favoráveis em CALs de Utilizadores e Dispositivos para Serviços de Desktop Remoto tanto para Windows Server 2012 como para 2012 R2. Com um CAL para um dos dois sistemas de servidor, os utilizadores podem também aceder a versões mais antigas (downgrade), mas a utilização dos serviços de uma versão de servidor superior (upgrade) não é permitida ou possível com ela. Por outro lado, com um CAL for Microsoft Server 2012, os utilizadores podem também aceder à versão 2012 R2.
As funções mais importantes do RDS do Windows Server 2012 R2 RDS CALs
A versão 2012 do Windows Desktop Services também oferece as seguintes funções-chave adicionais:
- Apoio multi-monitorial abrangente
- Unificação da RemoteApp, bem como do Acesso Web RD
- Corretor de ligação escalonável para os computadores de secretária das sessões e os computadores de secretária VDI
- Compatibilidade abrangente com uma vasta gama de outras aplicações
- Aceleração optimizada do bitmap para aplicações 3D e conteúdos multimédia baseados em Microsoft Silverlight e Flash
- Apoio para gravações e feeds áudio
CALs de utilizador e CALs de dispositivo para acesso às versões RDS 2012 / R2
Como já foi mencionado, a Microsoft oferece dois tipos diferentes de licenças de acesso de cliente para Windows Remote Desktop Services 2012 e 2012 R2: CALs do utilizador e CALs do dispositivo. Diferem em que no primeiro caso o utilizador é licenciado, e no segundo caso o dispositivo é licenciado. Com um dos dois tipos de CAL, apenas um único utilizador ou um único dispositivo está alguma vez autorizado a aceder aos Serviços de Desktop Remoto. A transferência da licença de acesso para outro utilizador ou outro dispositivo não é permitida mais tarde. Também não é possível alternar entre as duas licenças - da CAL do Utilizador para a CAL do Dispositivo e vice-versa.
Com o CAL do Utilizador, um único utilizador específico está assim autorizado a utilizar o RDS, independentemente do dispositivo terminal que utiliza para este fim. Assim, com um CAL de Utilizador pode aceder aos serviços de servidor do Windows Server 2012 e 2012 R2 a partir de qualquer dispositivo com o Windows. Não faz diferença se se trata de um PC de secretária numa estação de trabalho no escritório, ou outro dispositivo final, como um caderno no escritório em casa, ou um portátil que é utilizado na estrada.
O dispositivo CAL, por outro lado, é uma licença relacionada com o dispositivo que é permanentemente atribuída a um dispositivo individual específico. Este pode ser não só um PC de secretária no escritório, mas também um bloco de notas - independentemente de quem o utilize. Isto significa que qualquer utilizador autorizado a utilizar o dispositivo final licenciado pode utilizá-lo para aceder aos Serviços de Desktop Remoto fornecidos para o mesmo. O Dispositivo CAL também é necessário ao configurar um servidor de grupo de trabalho; mais sobre isto abaixo.
Uma vez que na maioria das empresas ou organizações apenas uma das duas formas de utilizar os Remote Desktop Services do Windows Server 2012 ou 2012 R2 raramente é dada, recomenda-se a compra de uma combinação de User CALs e Device CALs. Se tiver quaisquer perguntas sobre os seus requisitos individuais de CAL para Microsoft Remote Desktop Services 2012, não hesite em contactar-nos - elaboraremos um pacote de licença personalizado para si - incluindo uma oferta favorável.
Configuração de RDS para Windows Server 2012 num servidor de grupo de trabalho
Em geral, qualquer servidor de licença RDS compatível pode também alojar licenças de versões anteriores de Remote Desktop Services, pelo que um servidor de licença RDS Windows 2012 R2 pode utilizar todas as versões até ao Windows Server 2012 R2, mas não uma versão superior de Remote Desktop Services.
Se pretende configurar o Remote Desktop Service num servidor de grupo de trabalho, deve utilizar o Windows PowerShell para gerir os serviços de papel. Deve também ter em conta: Para isso deve utilizar um Device CAL em vez de um User CAL. Existem também diferenças nas Licenças de Acesso de Clientes para os utilizadores. A lista seguinte dá uma visão geral de todas as diferenças entre os dois tipos de CAL:
Dispositivo CAL
- Um dispositivo RDS CAL é fisicamente atribuído ao dispositivo.
- O dispositivo RDS CAL é rastreado pelo servidor de licença, independentemente da adesão ao Active Directory
- Até 20% das RDS CALs podem ser revogadas
- Uma RDS CAL temporária é válida entre 52 e 89 dias
CAL do utilizador
- Um CAL de Utilizador RDS é atribuído a um único utilizador no Active Directory
- Este User CAL é rastreado pelo servidor de licença e não pode ser rastreado dentro de um grupo de trabalho
- Os CALs de Utilizadores de RDS não podem ser revogados e não estão temporariamente disponíveis
- Os CALs dos utilizadores de RDS podem ser sobrecarregados
Estes detalhes podem ser alterados ou actualizados pela Microsoft, conforme o caso.
Completar a necessidade de CALs para Microsoft RDS 2012 com Wiresoft
Poupe dinheiro adquirindo CALs para Microsoft Remote Desktop Services 2012 e 2012 da Wiresoft! A nossa gama de CALs para o actual software Windows Server permite-lhe complementar a sua licença existente com licenças de acesso de cliente ou actualizar para uma versão superior. Na Wiresoft, beneficia em particular das licenças individuais de baixo preço, com as quais apenas compra exactamente o número de CALs de que realmente necessita. Todos os produtos Microsoft oferecidos por nós são direitos de licença originais do espaço europeu. Não são utilizados e provêm de empresas que estão autorizadas por lei a revendê-los. Foram testados por Wiresoft quanto à autenticidade e plena funcionalidade. Muitos clientes da Wiresoft podem confirmar o benefício de comprar-nos CALs for Remote Desktop Services 2012. Por favor contacte-nos para mais informações.