É fácil: Licença de Serviços à Distância com CALs da Wiresoft
O modelo de licenciamento Microsoft para os vários software de servidor e acesso aos respectivos serviços e funções disponíveis é uma questão complexa e por vezes confusa: cada software está frequentemente disponível em diferentes edições, cuja utilização é por sua vez regulada pelas chamadas licenças de acesso.
Para os compradores, o licenciamento correcto de Remote Desktop Services for Windows Server pode muitas vezes tornar-se um desafio. Com as seguintes FAQs Wiresoft responde às perguntas mais frequentes e explica quais as opções disponíveis para o licenciamento baseado no cliente para RDS. Todos os CALs necessários para o licenciamento correcto da sua versão Remote Desktop Services podem ser encontrados na loja online Wiresoft - incluindo as licenças de servidor correspondentes - desde a versão de 2008 ainda em uso em muitos casos até à actual versão de 2019.
FAQs sobre o licenciamento de Microsoft Remote Desktop Services com CALs
Os Remote Desktop Services, que regulam o acesso remoto a funções e programas baseados em servidores da Microsoft, só estão disponíveis através de licenças de acesso de clientes - em contraste com outros programas de servidores, que, dependendo da edição, também podem estar disponíveis de forma core-based. Existem também opções para o licenciamento com base em CAL, que são discutidas nas seguintes FAQs.
Quais são as disposições do modelo de licenciamento Microsoft com CALs?
A gestão de licenciamento da Microsoft separa basicamente o licenciamento de um servidor que fornece serviços e programas do licenciamento dos utilizadores que os utilizam. Estes últimos recebem direitos de utilização diferenciados para os Serviços de Desktop Remoto através das chamadas Licenças de Acesso do Cliente. Não é por nada que a Microsoft se refere à activação por meio de uma chave de licença, uma vez que esta não só activa o acesso ao servidor como também os respectivos serviços definidos.
O pré-requisito para o acesso com base no cliente é sempre a implementação prévia de uma licença de servidor para o mesmo software. Os próprios CALs não contêm nenhuma das funções típicas de um software, pelo que não têm de ser instalados. Normalmente esta combinação de licenças é também chamada licença Server/CAL.
Existem também CALs diferentes para as diferentes edições do Windows Server?
Enquanto para alguns outros software Windows Server existem também CALs correspondentes para as edições individuais - geralmente uma edição padrão e uma edição empresarial - esta diferença não existe para as licenças de acesso do cliente ao RDS. Com os Remote Desktop Services, é apenas uma questão de fornecer os serviços do servidor através do acesso remoto como tal.
O que significa a compatibilidade de versões de CALs para Remote Desktop Services?
Cada CAL é válido principalmente para uma versão específica do Microsoft Remote Desktop Services; inclui também o direito de utilizar uma versão mais antiga do mesmo software - desde que o servidor correspondente esteja disponível para este fim. Isto também é referido como compatibilidade descendente ou descida de grau. Assim, com uma licença de acesso de cliente para Remote Desktop Services 2019, pode também utilizar as versões 2016 ou 2010, sempre desde que o software de servidor correspondente seja implementado.
O caso inverso, por outro lado, está excluído - com uma excepção: Enquanto pode
não pode utilizar a versão 2012 ou superior com um CAL for Remote Desktop Services 2008, é possível utilizar a próxima versão superior 2008 R2 com ele, embora esta seja uma versão separada apesar da designação semelhante.
Que tipos de CALs estão disponíveis para Microsoft Remote Desktop Services?
A licença de acesso do cliente é uma autorização de utilização que se aplica ou a um dispositivo final muito específico que está activado para Windows e tem acesso à Internet, ou a um utilizador muito específico. Por um lado, esta divisão em dois tipos de licença significa que não são variáveis e, por outro lado, uma vez atribuídas, não podem ser subsequentemente transferidas para outro dispositivo final ou outro utilizador.
A única excepção é a revenda da CAL, podem ser encontradas informações sobre isto abaixo. Estas restrições impedem a utilização indevida da licença de acesso e, por conseguinte, proporcionam também protecção porque pessoas não autorizadas - dentro ou fora de uma empresa - não podem aceder ao servidor ou aos dados aí armazenados através dos Remote Desktop Services.
Qual é a diferença entre um dispositivo CAL e um utilizador CAL?
Em princípio, ambas as licenças de acesso de clientes têm o mesmo âmbito de funções, desde que as versões sejam idênticas. A única diferença é que as opções de acesso de uma pessoa são diferentes das de um dispositivo terminal. Além disso, o licenciamento de um utilizador é feito através do Active Directory, enquanto que o de um computador ou outro dispositivo final é concedido fisicamente.
Dispositivo CAL ou CAL de utilizador para RDS - ou ambos podem ser utilizados?
Como já indicado, a escolha entre os diferentes tipos de CAL deixa alguma margem de manobra para optimizar a prestação de serviços de Remote Desktop Services de acordo com as necessidades reais. No entanto, embora as licenças de acesso para outro software de servidor Microsoft também permitam a combinação de Devices CALs e User CALs, isto é tecnicamente difícil de realizar para Remote Desktop Services, e a Microsoft aconselha contra isso. A razão para isto é a disposição diferente da licença; para um computador ou similar, isto é feito fisicamente, enquanto que para um utilizador é feito através do Active Directory.
Se estiver indeciso sobre que tipo de CAL é o mais adequado para os seus fins e a maioria dos seus utilizadores, basta contactar-nos para aconselhamento individual sobre a utilização óptima dos Serviços de Desktop Remoto na sua empresa.
Quais são as vantagens do CAL de Utilizador para RDS?
A Licença de Acesso do Utilizador tem a vantagem de o utilizador equipado com ela poder utilizar os Remote Desktop Services com qualquer dispositivo final compatível com Windows e a partir de qualquer lugar onde exista uma ligação à Internet.
Isto torna o CAL do Utilizador particularmente prático para os empregados que acedem constantemente a um servidor Windows via RDS, tanto dentro como fora da sua empresa, por exemplo, no cliente, numa viagem de negócios ou no escritório em casa, e com o computador que está actualmente à sua disposição.
Quais são as vantagens do Dispositivo CAL para RDS?
As vantagens de um Dispositivo CAL tornam-se particularmente claras nas empresas onde os empregados não têm o seu próprio computador porque o seu trabalho não o exige, ou porque só o utilizam em turnos ou para projectos limitados. Aqui, uma licença exclusivamente relacionada com o dispositivo faz sentido.
Cada dispositivo final compatível com Windows pode ser equipado com o Dispositivo CAL. Isto pode também incluir um dispositivo portátil, como um computador portátil ou um tablet, etc.
O Dispositivo CAL é portanto mais vantajoso se os Serviços de Desktop Remoto num computador forem utilizados alternadamente por pessoas diferentes, de modo que seria antieconómico fornecer-lhes um CAL de Utilizador personalizado.
Resumo geral - o que deve considerar ao comprar CALs for Remote Desktop Services
A síntese seguinte resume tudo o que é importante na compra de CALs para Windows Remote Desktop Services:
- O ponto de partida para a utilização do Microsoft RDS é uma licença de servidor válida. Para este efeito, os Remote Desktop Services fornecem opções correspondentes para a utilização do Remote Desktop Session Host via acesso remoto.
- Cada empregado requer uma licença de acesso de cliente ou CAL para utilizar os Serviços e funções de Desktop Remoto.
- Estas licenças de acesso estão disponíveis em duas formas: como CAL de Utilizador - válido para um indivíduo - e como CAL de Dispositivo - válido para um dispositivo final específico.
- Este tipo de CAL não pode ser alterado, pelo que um CAL de Utilizador não pode ser utilizado para licenciar um dispositivo final - ou vice-versa.
- Os CALs são emitidos uma vez e não podem ser subsequentemente transferidos para outra pessoa ou outro dispositivo final.
- A combinação de CALs de Utilizadores e Dispositivos para Serviços de Desktop Remoto é tecnicamente difícil de realizar. O dispositivo RDS CAL é sempre fisicamente atribuído a um dispositivo final, enquanto que o utilizador CAL é atribuído a um utilizador no Active Directory.
- A licença de acesso do cliente deve ter o mesmo número de versão ou um número de versão superior ao do Windows Server licenciado (downgrade).
- Uma excepção é o CAL for Remote Desktop Services 2008: este também autoriza o acesso via RDS ao Windows Server 2008 R2.
Para que versões de Remote Desktop Services pode encontrar CALs na Loja Online Wiresoft?
Os CALs podem ser adquiridos na Wiresoft para todas as edições de Remote Desktop Services listadas abaixo:
- Serviços de Desktop Remoto 2019
- Serviços de Desktop Remoto 2016
- Serviços de Desktop Remoto 2012
- Serviços de Desktop Remoto 2008
A sua compra de licença incl. consultoria para Remote Desktop Services CALs na Wiresoft
Na Wiresoft Software Shop encontrará CALs para utilizadores e dispositivos para as versões Remote Desktop Services - desde a última versão 2019 até 2008, e claro, as licenças correspondentes do Windows Server!
Todos os CALs estão disponíveis como licenças únicas, o que lhe dá uma grande vantagem em relação à compra de licenças por volume, tal como oferecido pela maioria dos outros revendedores, de modo a que só compre exactamente tantos CALs quantos realmente precisar. Além disso, na Wiresoft estas são particularmente favoráveis, porque beneficia da vantagem de preço com licenças únicas não utilizadas, que provêm de licenças por volume de empresas europeias - mas que podem ser utilizadas por si sem quaisquer restrições quanto à duração ou funções, de modo a que as suas necessidades de licença sejam cobertas particularmente economicamente.
Todos os CALs disponíveis na Loja Wiresoft são produtos originais da Microsoft, pelo que não corre qualquer risco legal ao adquirir software com Wiresoft. Se tiver alguma dúvida sobre o licenciamento correcto e personalizado com RDS para o seu sistema servidor, pode beneficiar do nosso aconselhamento especializado - basta contactar-nos por telefone, e-mail ou directamente via chat.