As inovações mais importantes do SQL Server 2017 num relance
Com o SQL Server 2017, as empresas recebem uma versão poderosa da plataforma de dados comprovada da Microsoft que fornece todas as funções importantes de base de dados, relatórios e análises. Esta edição do SQL Server é, portanto, excelentemente adequada para satisfazer todos os requisitos de um moderno e poderoso Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacionais (RDMS) - como é típico para sistemas de gestão de mercadorias, software ERP (Enterprise Resource Planning) e sistemas CRM. Com o SQL Server 2017, beneficia de insights através de análises avançadas na base de dados com Python e R, bem como de visualizações interactivas. Além disso, o SQL Server 2017 também oferece muitas melhorias e novas funções, bem como melhorias de desempenho em Master Data Services (MDS) e Reporting Services (SSRS) para o SQL Server 2017. As características importantes em detalhe são:
Novas funções do motor de base de dados
O SQL Server 2017 acrescenta muitas novas funções de motor de base de dados, incluindo um melhor desempenho. Estes incluem a capacidade de adicionar as assembleias CLR a uma lista positiva. O processamento de consultas adaptativas inclui três novos aperfeiçoamentos: Junções adaptativas, bem como feedback sobre alocação de memória em modo batch e execução sobreposta de funções de valores de tabela com múltiplas declarações, libertando recursos da CPU. Da mesma forma, novas listas de gestão dinâmica e optimização automática da base de dados melhoram o desempenho; esta última fornece uma visão sobre questões de desempenho de consulta, sugere soluções e corrige automaticamente os problemas identificados.
Serviços de Análise SQL Server (SSAS)
A versão 2017 do SQL Server também inclui muitas características novas importantes nos Serviços de Análise do SQL Server. Estes incluem melhorias nos modelos tabulares, tais como um modo tabular como opção de instalação padrão. E Get Data introduz novas fontes de dados ao Power Query que suportam as fontes de dados existentes em M queries.
Serviços de Integração SQL Server 2017 (SSIS)
A funcionalidade Scale Out no SSIS tem funcionalidades novas e alteradas no SQL Server 2017, facilitando a execução do SSIS em múltiplos PCs. Além disso, o mestre Scale Out suporta agora uma elevada disponibilidade, e o tratamento de falhas dos registos de execução dos trabalhadores do Scale Out também foi melhorado. Além disso, o catálogo SSIS tem agora outra propriedade global para especificar o modo padrão quando da implementação de pacotes SSIS. O SSIS também suporta SQL Server no Linux.
Utilização de Linux com SQL Server 2017
Nas edições Enterprise ou Standard para o SQL Server 2017, os utilizadores podem também utilizar o sistema operativo aberto Linux para aceder ao SQL Server. Isto também já não é um problema com as aplicações Java, graças ao driver de conectividade da base de dados Java. Tanto para aplicações Linux como C++, a ligação ao SQL Server 2017 é normalmente feita através da interface de Conectividade de Base de Dados Aberta.
SQL Server R Services é agora chamado SQL Server Machine Learning Services
Os anteriores Serviços SQL Server R foram renomeados Serviços de Aprendizagem de Máquina SQL Server na versão 2017 do SQL Server. A razão para isto é o apoio de Python - para além da anterior linguagem de programação R. Os Machine Learning Services podem ser utilizados no SQL Server 2017 para executar scripts R ou Python, e também é possível instalar o Microsoft Machine Learning Server autónomo para a implementação de modelos R e Python que não requerem SQL Server. Além disso, os programadores do SQL Server têm agora acesso às bibliotecas ML e AI para Python disponíveis para eles no ambiente de código aberto.
Edições do SQL Server 2017 em Wiresoft
Em Wiresoft encontrará as edições Enterprise e Standard do SQL Server 2017, esta última também está disponível com CALs como uma alternativa ao licenciamento Core. Embora a edição Standard seja a escolha certa para funções básicas de administração e inteligência empresarial (BI), bem como para cargas de trabalho que requerem recursos de TI mínimos, a edição Enterprise é particularmente adequada para empresas maiores, uma vez que oferece um desempenho ainda mais abrangente e também de missão crítica, tal como exigido para requisitos exigentes de bases de dados e BI. O SQL Server 2017 Enterprise concede aqui o mais alto nível de serviço e desempenho, tal como exigido para cargas de trabalho maiores e maiores.
Diferenças entre as edições do SQL Server 2017 Standard e Enterprise
A principal diferença entre as edições Standard e Enterprise do SQL Server 2017 é, como mencionado, o desempenho. Por conseguinte, o SQL Server 2017 Standard é principalmente suficiente para pequenas e médias empresas, enquanto a versão Enterprise é também adequada para empresas de média dimensão, mas destina-se principalmente a cobrir as necessidades de como grandes empresas. Assim, existem diferentes limites de escala, dependendo da edição do servidor: Enquanto com a Edição Enterprise a capacidade máxima de computação utilizada por uma única instância está disponível, com a Edição Standard esta está limitada a menos de 4 tomadas ou 24 núcleos ou, dependendo da aplicação, apenas um número limitado de GB está disponível.
Além disso, a Enterprise Edition do SQL Server 2017 tem características adicionais que não estão incluídas no SQL Server 2017 Standard: Por exemplo, SQL Server Enterprise não só permite uma virtualização ilimitada ao mesmo tempo que oferece um desconto de Software Assurance, mas também tem uma alta disponibilidade prolongada com grupos de disponibilidade Always On, failover em múltiplas bases de dados e réplicas secundárias legíveis. Além disso, a edição oferece Criptografia Transparente de Dados, bem como relatórios de compatibilidade via Auditoria SQL Server e Integração Avançada de Dados com agrupamentos e pesquisas difusas, bem como relatórios móveis e capacidades KPI.
As características de business intelligence mais extensas em SQL Enterprise 2017 oferecem às empresas melhorias em modelos multidimensionais, um modelo tabular e data mining, bem como um modo de armazenamento DirectQuery e acesso ao servidor de relatórios Power BI. A integração mais abrangente das características de aprendizagem da máquina em comparação com a edição padrão oferece paralelismo total na análise R e Python e a capacidade de as executar em GPUs, também disponível para o Hadoop/Spark e Linux.
Modelos de licenciamento para Microsoft SQL Server 2017 em Wiresoft
Com o SQL Server 2016, a Microsoft introduziu uma alteração à chamada métrica de licença, ou seja, ao método de cálculo da necessidade de licenças. Enquanto anteriormente era irrelevante quantos núcleos um processador continha, o número de núcleos é agora decisivo para a determinação exacta da necessidade de licença. O licenciamento de núcleos tem em conta o número agora em constante crescimento de núcleos por processador, que pode, em conformidade, lidar com cargas de trabalho cada vez maiores.
Por conseguinte, a Microsoft também oferece a opção de licenciamento do núcleo para a versão 2017 do SQL Server. Dependendo da edição - seja SQL Server 2017 Standard ou Enterprise - tem diferentes opções para adquirir licenças de servidor adequadas:
Com o SQL Server 2017 Standard edition, pode escolher entre licenciamento por servidor/CAL (licenças de servidor mais licenças de acesso) e de acordo com os núcleos - para tal não são necessárias mais licenças de acesso.
No SQL Server 2017 Enterprise Edition, o licenciamento por servidor/CAL geralmente já não está disponível. É licenciado exclusivamente de acordo com o número de núcleos.
Licenciamento do SQL Server 2017 Standard por Servidor/CAL
O modelo de licenciamento por Servidor/CAL é baseado nas seguintes condições:
É necessária uma licença de servidor padrão para cada servidor em que uma instância do SQL Server deve ser executada. Além disso, é necessária uma licença de acesso separada (CAL) - como utilizador ou dispositivo CAL - para cada utilizador ou dispositivo que aceda ao SQL Server licenciado para esta ou uma versão de servidor instalada mais recentemente. Isto significa que com um CAL for SQL Server 2019 também se pode aceder ao SQL Server 2017.
Qual o licenciamento da Edição Standard do SQL Server 2017 - por núcleos ou por servidor mais CALS - é mais favorável depende da utilização típica numa empresa. Em certos casos, o licenciamento de Servidores/CAL é, portanto, mais favorável do que o licenciamento por núcleos. Por exemplo, uma máquina com até 2 processadores com 8 núcleos cada um pode ser licenciada mais barato com a versão SQL Standard Server/CAL.
Licenciamento do SQL Server 2017 Standard ou Enterprise by Cores
Para o licenciamento do SQL Server de acordo com os núcleos do processador, a Microsoft especifica certas definições para o método de contagem. Assim, uma licença de núcleo é válida para dois núcleos - em contraste com o passado, em que uma licença era cobrada por processador.
A necessidade total de licença resulta assim do respectivo número de núcleos por processador. Por defeito, são necessárias pelo menos oito licenças por servidor, sendo que oito núcleos são licenciados por processador. Cada núcleo físico de um servidor requer assim a sua própria licença de núcleo. A Microsoft estabeleceu aqui as seguintes regras:
8 licenças principais - o número mínimo especificado pela Microsoft - são necessárias para cada processador. As máquinas com menos núcleos não podem, portanto, ser licenciadas a um preço mais baixo.
São também necessárias pelo menos 16 licenças principais para cada servidor.
As licenças centrais necessárias por servidor só estão disponíveis como pacotes de 2.
Não são necessários CALs adicionais para o licenciamento com base em Core-based.
Licença Microsoft SQL Server 2017 a um preço baixo em Wiresoft
Quer pretenda cobrir as suas necessidades de licenciamento para Microsoft SQL Server 2017 com uma Edição Standard ou Enterprise, em Wiresoft receberá licenças para Server/CAL assim como 2-Core exclusivamente como direitos de licença originais. As licenças para o SQL Server 2017 são particularmente favoráveis na Wiresoft, porque oferecemos uma vantagem de preço através de licenças de software não utilizadas de empresas europeias - e isso de forma absolutamente legal.
Porque, segundo a decisão do Tribunal de Justiça Europeu, o software pode ser revendido sem qualquer problema desde 2012. Todas as licenças oferecidas pela Wiresoft foram previamente verificadas quanto à sua absoluta originalidade e usabilidade. Isto é confirmado por muitos dos nossos entusiastas clientes. Por favor contacte-nos se tiver alguma questão sobre o licenciamento do Microsoft SQL Server 2017.