Vantagens de um CAL para Microsoft Exchange Server 2016
O Groupware Exchange Server 2016 constitui uma base importante para o controlo e gestão de processos nas empresas modernas. Exchange Server 2016 funciona como uma interface interna e externa: liga todos os empregados e departamentos através de locais. Muitas ferramentas integradas deste poderoso software de servidor contribuem para aumentar de forma sustentável a eficiência dos processos numa empresa: Em particular, a comunicação é facilitada pela administração central e por um arquivo claro de todos os contactos e e-mails. Também permite o trabalho conjunto em documentos de projectos, que também é melhorado pela gestão de versões.
Estas características são complementadas pela gestão diferenciada de direitos de acesso individual a nomeações e projectos por funcionários individuais.
OMicrosoft Exchange Server 2016 aumenta assim a flexibilidade e produtividade dos processos empresariais, ao mesmo tempo que oferece a máxima transparência e permite um controlo abrangente. Os processos de trabalho são simplificados, pelo que o Exchange Server 2016 não só ajuda a poupar tempo e custos, como também aumenta a competitividade.
Windows Exchange Server 2016 - as inovações mais importantes num piscar de olhos
Em comparação com a versão anterior Windows Exchange Server 2013, Windows Exchange Server 2016 contém uma série de importantes inovações e desenvolvimentos futuros. A optimização da arquitectura do servidor estava em primeiro plano: o número de funções do servidor foi reduzido para dois: Caixa de correio e Transporte Edge. A escala das funções foi também simplificada e o apoio de vários serviços de nuvem foi melhorado.
Novas funções e designação "Outlook on the Web
O acesso Web ao Exchange Server 2016 foi amplamente revisto pela Microsoft. No decurso deste processo, foi também renomeado "Outlook on the Web" (anteriormente conhecido como "Outlook Web Access" ou "Outlook Web App").
No processo, a interface web também foi optimizada; pode agora ser utilizada sem qualquer problema num smartphone ou tablet com Android ou iOS sem primeiro instalar a aplicação Outlook. O Outlook já não pode ser utilizado apenas com os navegadores Microsoft Edge e Internet Explorer 11; Google Chrome, Safari e Firefox também podem ser utilizados sem grandes restrições.
A nova função "Sweep" simplifica a gestão de e-mails. Em relação a um remetente específico, pode ser definido, por exemplo, quantos dias os e-mails do remetente devem ser armazenados, ou que apenas a mensagem mais recente deve ser armazenada.
Para além de um novo visual, o calendário também recebeu novas características: Para além de avisos por e-mail para eventos de calendário, existe também, por exemplo, a opção de sugerir um horário diferente para os convites para reuniões.
Escalabilidade de pesquisa melhorada
Uma vantagem importante da arquitectura de pesquisa eDiscovery do Exchange Server 2016 é a melhor escalabilidade da pesquisa. Está agora descentralizada e utiliza vários servidores. Isto torna-o consideravelmente mais rápido. Além disso, ao introduzir um termo de pesquisa no Outlook 2016 ou no Outlook na Web, o programa faz sugestões com base nos contactos frequentemente utilizados, nos e-mails na caixa de correio e também em consultas de pesquisa anteriores. Além disso, filtros contextuais tais como intervalo de datas ou remetentes similares ajudam a encontrar mais facilmente a informação que procura. O Outlook na Web também permite aos utilizadores pesquisar no seu próprio calendário ou num calendário de terceiros.
O número de caixas de correio que podem ser pesquisadas foi aumentado de 5.000 para 10.000, e o mesmo se aplica às caixas de correio de arquivo, de modo que um total de 20.000 caixas de correio podem ser pesquisadas simultaneamente.
Melhoria da colaboração no Outlook
Os ficheiros armazenados nos serviços em nuvem da Microsoft OneDrive for Business e SharePoint 2016 podem agora ser incluídos num e-mail como um link no Outlook 2016 e no Outlook na Web, em vez de como um anexo como antes. Os direitos de acesso do destinatário podem ser ajustados individualmente. O destinatário pode então abrir o ficheiro ligado directamente como um anexo.
Apoio aos Serviços de Nuvem Híbrida
O Exchange Server 2016 agora também suporta cenários híbridos. Uma caixa de correio pode assim ser localizada num servidor local ou na nuvem. E com as extensões de nuvem Exchange Online Archiving e Azure Rights Management, também podem ser utilizadas caixas de correio electrónico locais.
O sistema de licenciamento Microsoft para Exchange Server 2016
O modelo de licenciamento Microsoft regula a utilização individual da versão 2016 do Exchange Server através das diferentes opções de licenciamento. Por um lado, é feita uma distinção de acordo com o âmbito dos serviços e funções do Exchange Server licenciado: as duas licenças de servidor Standard e Enterprise não só oferecem um âmbito diferente de funções, mas também um escalonamento diferente dos serviços.
Por outro lado, os CALs for Exchange Server 2016 diferem de acordo com a forma como é definida a autorização de acesso ao servidor: os direitos são atribuídos a um dispositivo final individual como um dispositivo CAL, ou a um utilizador individual como um utilizador CAL.
Para este fim, esta versão Exchange também tem duas edições CAL, que podem ser chamadas CAL Standard e CAL Enterprise. As duas edições do Exchange Server podem ser combinadas com o respectivo tipo CAL. Isto significa que pode usar um CAL Empresarial com a Edição Padrão ou um CAL Padrão com a Edição Empresarial.
Licenças de servidor para Microsoft Exchange Server 2016
O Microsoft Exchange Server 2016 está disponível na Wiresoft tanto nas edições Standard como Enterprise. A principal diferença entre as duas é a escalabilidade: enquanto a Edição Standard está limitada a cinco bases de dados provisionadas por servidor, a Edição Enterprise oferece escalabilidade de até 100 bases de dados provisionadas por servidor. Além disso, esta edição tem direitos de virtualização mais extensivos, bem como uma protecção de dados mais abrangente.
Licenças de acesso para Microsoft Exchange Server 2016
As licenças de acesso de cliente para o Microsoft Exchange Server versão 2016 estão disponíveis em duas variantes diferentes - como User CAL e como Device CAL - que diferem apenas no tipo de acesso ao servidor correspondente: como utilizador ou como dispositivo.
Qual a variante CAL mais prática pode diferir de empresa para empresa ou de instituição para instituição. Não só o número de empregados que acedem ao servidor desempenha um papel, mas também a forma como isto é feito:
Se os empregados utilizam principalmente o Exchange Server regularmente numa estação de trabalho fixa via PC ou portátil, um dispositivo CAL é a melhor solução.
Contudo, se o local de trabalho de um empregado for flexível ou móvel, de modo a que ele ou ela aceda ao servidor a partir de dispositivos finais diferentes e, portanto, também a partir de locais diferentes, um CAL de Utilizador irá satisfazer melhor estas necessidades. As diferenças entre as duas versões CAL são explicadas abaixo.
O Device CAL for Exchange Server é uma licença exclusivamente relacionada com o dispositivo. Autoriza um dispositivo final específico para aceder ao Exchange Server, ou seja, pode ser um computador OU um bloco de notas. Isto significa que diferentes utilizadores que estão autorizados a aceder ao dispositivo final licenciado podem utilizar os serviços do Exchange Server 2016 com ele. O Dispositivo CAL é portanto prático se diferentes empregados utilizarem um PC em conjunto na empresa em rotação.
O User CAL for Exchange Server só permite o acesso a um único utilizador. Uma vez que se trata de uma licença quase pessoal, este utilizador pode aceder ao Exchange Server a partir de qualquer dispositivo final capaz de o fazer. Isto significa que o utilizador não está ligado a uma estação de trabalho fixa, tal como um PC de secretária no escritório, mas também pode utilizar outro computador, por exemplo no escritório em casa, ou um bloco de notas em viagens de negócios. Assim, se um empregado trabalha frequentemente fora de casa e quer aceder ao servidor da empresa, o User CAL for Exchange Server é a opção mais prática. Além disso, os direitos individuais podem ser atribuídos aqui.
Diferenciação entre um CAL Standard e um CAL Enterprise para Microsoft Exchange Server
As edições standard e empresariais para o Windows Exchange Server 2016 diferem, como já foi mencionado, tanto em termos de escalabilidade como do âmbito das funções.
Tanto uma CAL Standard como uma CAL Enterprise permitem a utilização das edições Standard e Enterprise do Exchange Server 2016. Em princípio, uma CAL Standard também dá acesso à edição Enterprise do Exchange Server 2016 - e vice-versa, a CAL Enterprise também dá acesso à edição Standard. A diferença entre a CAL Standard e a CAL Enterprise diz respeito ao âmbito das funções disponíveis do Exchange Server 2016. Enquanto a CAL Standard é uma espécie de licença de acesso básico, a CAL Enterprise é, por assim dizer, um add-on com funções alargadas.
Vantagens da distinção entre um CAL Standard e o CAL Enterprise para Microsoft Exchange Server
Há uma razão simples para esta distinção entreStandard e Enterprise CAL: nem todos os utilizadores que trabalham com o Microsoft Exchange Server 2016 precisam da gama completa de serviços e funções. Por conseguinte, as empresas poupam dinheiro comprando um CAL padrão que cobre todas as necessidades de um utilizador.
As grandes empresas e organizações em particular, por outro lado, beneficiam das extensões da CAL da Empresa. A diferença mais importante no CAL for the Enterprise Edition em comparação com o CAL for the Standard Edition é a possibilidade de operar um número significativamente maior de bases de dados. Isto significa que podem ser administradas até 100 bases de dados de caixas de correio com até 2 terabytes cada uma por servidor.
Além disso, o Enterprise CAL com o Centro de Administração de Intercâmbio oferece a utilização de funções como a Prevenção da Perda de Dados (DLP): Por um lado, a Prevenção da Perda de Dados impede a transmissão de informação crítica a pessoas não autorizadas, por outro lado, o Filtro Inteligente de Mensagens integrado (IMF) e a tecnologia de filtro SmartScreen impedem que mensagens potencialmente contendo malware acabem numa caixa de correio. Além disso, o CAL da Enterprise Edition também tem direitos de virtualização mais extensivos: permite o funcionamento de um número ilimitado de máquinas virtuais e de contentores Hyper-V.
Além disso, também oferece as funções empresariais Storage Spaces Direct, Storage Replica assim como Shielded Virtual Machines e OneDrive for Business para edição, actualização e partilha de dados em tempo real.
Licenciamento do Exchange Server 2016 com CALs da Wiresoft
Com Wiresoft pode cobrir os seus requisitos individuais para Device CALs e User CALs for Windows Exchange Server 2016 a um preço razoável. As Licenças de Acesso do Cliente Microsoft disponíveis na Wiresoft são exclusivamente originais e não utilizados Dispositivos Europeus ou User CALs, que a Wiresoft comprou a empresas e verificou previamente a sua autenticidade.
Como cliente da Wiresoft, também beneficia de uma vantagem de preço com estas licenças. Muitos clientes já tiram partido da oferta de licença da Wiresoft. Para mais informações sobre a nossa gama de CALs para Windows Exchange Server 2016, não hesite em contactar-nos. Teremos todo o prazer em aconselhá-lo sobre a melhor e mais rentável forma de licenciamento para si.