O sistema de licenciamento da Microsoft
Com o lançamento dos produtos de servidor Windows Server 2012 R2, System Center 2012/2012 R2 e SQL Server 2012/2014, a Microsoft também alterou o seu modelo de licenciamento. Desde então, a Microsoft diferencia entre o licenciamento por núcleos (que não requer mais licenças de acesso) e o licenciamento por licença de servidor mais licenças de acesso para estes e outros softwares de servidor. A sua necessidade e tipo - ou User CAL ou Device CAL - é definida pelo número de utilizadores ou dispositivos finais que devem ser autorizados a aceder. A respectiva forma de licenciamento está associada ao âmbito das funcionalidades e ao seu escalonamento que estão disponíveis na respectiva versão do Windows Server.
As versões do Microsoft Server estão normalmente disponíveis em diferentes edições, de modo a satisfazer as diferentes necessidades das empresas e organizações em termos de desempenho e âmbito. Ao adquirir a edição Standard de um software de servidor, a Microsoft oferece também a opção de licenciamento de servidor/CAL para além do licenciamento de núcleo (exceptuam-se as CALs para as versões do Windows Server a partir de 2016, onde o licenciamento com CALs também está disponível na edição Datacenter).
Este tipo de licenciamento com licenças baseadas no acesso é muito mais favorável, especialmente para empresas mais pequenas que normalmente só utilizam as Standard/ funções básicas de uma versão de servidor, do que o licenciamento por núcleos, que utiliza a maior capacidade de computação das máquinas como base para calcular o requisito de licenciamento.
Utilizar programas do Microsoft Server com uma licença User CAL ou Device CAL
Uma CAL é uma licença única que concede ao utilizador autorizado (CAL de utilizador) ou dispositivo (CAL de dispositivo ) acesso ao servidor licenciado pelo Windows. A licença de acesso não pode ser transferida para outro utilizador ou outro dispositivo final. Isto significa que todos os outros dispositivos ou utilizadores que não possuam uma licença de acesso correspondente não podem utilizar os serviços do servidor. Esta restrição significa maior segurança para uma empresa, uma vez que impede a utilização indevida das CALs e protege os dados críticos tanto de funcionários não autorizados como do acesso não autorizado de terceiros.
Com uma Client Access License para uma versão de servidor específica de um programa, o dispositivo ou utilizador licenciado com a mesma pode aceder não só a esta versão, mas também a versões mais antigas do mesmo programa. Por outro lado, não é possível aceder a uma versão superior. Assim, por exemplo, um funcionário com uma licença de acesso para o Windows Server 2016 também pode utilizar as funções da versão Server 2012 e inferior, mas não as da versão Server 2019. Para tal, tem de ser adquirida uma CAL adicional correspondente.
Diferença entre CALs de utilizador e CALs de dispositivo
O modelo Client Access License da Microsoft distingue entre dois tipos de CALs: uma licença para um utilizador específico (User CAL) e uma licença para um dispositivo final específico (Device CAL). Não é possível utilizar uma User CAL como Device CAL e vice-versa. Por outro lado, é possível combinar ambos os tipos de licenças de acesso se existirem ambos os tipos de utilização numa empresa.
A distinção entre o licenciamento por dispositivo final e por utilizador oferece várias vantagens. Afinal de contas, nem todas as empresas têm as mesmas estações de trabalho ou fluxos de trabalho: Para alguns projectos, os funcionários partilham um único computador, por exemplo, no trabalho por turnos, para outros fluxos de trabalho, um único funcionário utiliza regularmente diferentes dispositivos finais para aceder ao servidor.
Assim, a distinção entre CALs para dispositivos finais e para utilizadores oferece uma gestão de direitos individual, flexível e baseada nas necessidades de acesso ao servidor numa empresa.
A decisão por um ou ambos os tipos de licenças de acesso pode ser determinada pelos factores descritos mais detalhadamente abaixo. Tal como já foi referido, uma combinação de CALs de Dispositivo e CALs de Utilizador pode também refletir melhor as necessidades de licenciamento de uma empresa.
Microsoft User CAL
Cada User CAL para um programa Windows Server devidamente licenciado autoriza sempre apenas um utilizador específico a aceder ao servidor e a utilizar as funções associadas. A licença de utilizador não está vinculada a um dispositivo final específico, o que significa que o utilizador tem direito a utilizar as funcionalidades do servidor disponíveis de acordo com a edição a partir de vários dispositivos compatíveis com o Windows com a sua CAL - mas sempre alternadamente apenas a partir de um único dispositivo. Esta licença de acesso de utilizador não pode ser transferida para outro utilizador.
A User CAL oferece a vantagem, em relação à CAL dependente do dispositivo, de não estar vinculada localmente. Isto significa que pode ser utilizada, por exemplo, uma vez pelo PC fixo numa empresa para aceder ao servidor, OU alternadamente também por outro dispositivo final (por exemplo, um portátil ou tablet que utilize o Windows como sistema operativo). O utilizador autorizado pode também utilizar este dispositivo em viagem ou no escritório em casa, desde que tenha acesso à Internet. O User CAL permite assim uma utilização particularmente flexível e móvel dos serviços do servidor.
Microsoft Device CAL
A Microsoft Device CAL, por outro lado, é uma licença exclusivamente relacionada com o dispositivo. Um dispositivo final individual definido com precisão recebe direitos de acesso ao servidor licenciado pelo Windows. O tipo de dispositivo depende totalmente do utilizador, desde que cumpra os requisitos para executar as funções do Windows. Assim, pode ser um PC fixo OU um portátil ou tablet, independentemente de ser utilizado num posto de trabalho na empresa ou organização, ou móvel. A CAL do dispositivo não pode ser transferida de um dispositivo final para outro.
A licença de acesso a dispositivos é particularmente prática se um único computador for utilizado numa estação de trabalho por diferentes funcionários, por exemplo, numa base relacionada com projectos ou em trabalho por turnos. Isto significa que nem todas as pessoas autorizadas a aceder aos serviços e dados do servidor através deste computador necessitam da sua própria licença de acesso.
Device CAL ou User CAL - qual é a melhor solução?
Qual é o formulário de licença? Device CAL ou User CAL - é a mais favorável para uma empresa depende da forma como os serviços do servidor são predominantemente utilizados na empresa. Se a maioria dos funcionários partilha uma estação de trabalho e acede rotativamente a um servidor Windows, uma Device CAL é a melhor alternativa.
Se, por outro lado, cada funcionário acede constantemente a um servidor licenciado pela Microsoft e o faz alternadamente a partir de diferentes dispositivos ou locais - no local de trabalho na empresa, bem como em viagem, noutro local ou no escritório em casa - então a licença de acesso do utilizador é mais vantajosa.
Em determinadas circunstâncias, vale a pena combinar os dois tipos de licenças de acesso para utilizar os serviços do Windows Server de forma mais eficaz numa empresa. Isto porque, como já foi referido, não é permitido ou possível utilizar uma User CAL como Device CAL, ou vice-versa. Da mesma forma, não é possível dividir uma licença entre vários servidores, por exemplo, entre dois servidores com processadores individuais.
Vantagens de comprar licenças de acesso Microsoft com a Wiresoft
Se tiver alguma dúvida sobre as suas necessidades de licenciamento de acesso, contacte-nos por telefone, e-mail ou chat. Teremos todo o gosto em aconselhá-lo sobre qual a melhor forma de licenciamento ou combinação de CALs de Dispositivo eCALs de Utilizador para a sua empresa. A Wiresoft oferece ambas as formas de licenciamento Client Access para todos os seguintes programas Microsoft Server nas versões actuais e anteriores, que também estão disponíveis:
Aumenta a eficiência e a produtividade da tua empresa com CALs
Ao equipar-se de forma ideal com licenças de acesso, não só reduz os custos relevantes, como também aumenta a produtividade da sua empresa: Para além da compra de CALs individuais, também tens a opção de comprar licenças num pacote e combinar edições de servidor, por exemplo, a variante Standard- ou Enterprise-.
Vantagens das CALs usadas da Wiresoft
Ao adquirir licenças de acesso Microsoft usadas da Wiresoft, está a optar por software de alta qualidade que custa consideravelmente menos do que CALs novas equivalentes. A legalidade da utilização de CALs usadas da Wiresoft é garantida! Todas aslicenças Microsoft disponíveis na Wiresoft provêm de empresas europeias, são produtos originais da Microsoft e oferecem toda a gama de funções, pelo que também lhe dão direito a downgrade se utilizar versões anteriores do respetivo software na sua empresa.
Com as CALs do especialista em licenças Wiresoft, beneficia de todas as vantagens de produtos de software seguros e legais, porque a Wiresoft é um revendedor certificado e estabeleceu o objetivo de cumprir os mais elevados padrões de garantia de qualidade. Para além das licenças de acesso para o Windows Server, também pode obter CALs para o SQL Server em para gestão de dados e análise de informação em business intelligence. Também estão disponíveis CALs para o Windows Exchange Server, bem como para o Remote Desktop Services - o software de ponta para comunicação segura de utilizadores remotos e ligações a ambientes de trabalho baseados em computadores virtuais. Encontra também uma grande seleção de outros produtos de software Microsoft em várias versões e edições - software de qualidade usado a preços favoráveis.
Beneficia do aconselhamento profissional e pessoal abrangente da Wiresoft.