FAQs sobre o correcto licenciamento do Windows Server com licenças de acesso de cliente
O Windows Server pode ser utilizado em todas as versões a partir de 2008 na Edição Standard ou, dependendo da versão, também nas Edições do Datacenter com licenças de servidor, para além do licenciamento baseado no núcleo ou processador, sendo necessárias licenças adicionais de acesso do cliente para os utilizadores. As seguintes FAQs explicam como funciona o modelo de licenciamento da Microsoft e que possibilidades os CALs oferecem aqui.
Como funciona o sistema de licenciamento da Microsoft?
Todas as versões do Windows Server estão disponíveis em diferentes edições, que - para simplificar - diferem no âmbito dos serviços e funções, bem como na sua escalabilidade. A base do sistema de licenciamento da Microsoft é o número de servidores físicos ou virtuais ou o número de empregados e dispositivos que acedem aos serviços do servidor - dependendo de se optar pelo licenciamento baseado em Core- ou Server/CAL.
Qual é a diferença entre as licenças Core e Server/CALs?
No caso de licenciamento com base em núcleo a partir do Windows Server 2012 ou mesmo do licenciamento com base em processador até à versão 2008, o número de licenças de servidor necessárias depende, simplesmente colocado, do desempenho do servidor. No entanto, muitas empresas ou organizações mais pequenas têm um servidor com um desempenho consideravelmente inferior na utilização, com o qual o licenciamento através de núcleos não tem qualquer relação prática.
O licenciamento por servidor/CALs oferece aqui uma alternativa, porque tem em conta principalmente o número de utilizadores ou dispositivos que utilizam as funções do servidor; também se aplica (dependendo da versão) a um número menor de servidores virtuais.
Quando é que as licenças de acesso de servidor/cliente para Windows Server são mais vantajosas?
Como já foi mencionado acima, a Microsoft oferece uma escolha entre o licenciamento com base em núcleo e CAL para versões mais antigas do Windows Server, que é normalmente a única opção para a edição padrão.
Este licenciamento baseado em CAL dá às empresas mais pequenas em particular, que utilizam um servidor de empresa, a oportunidade de utilizar software Windows Server a um preço mais baixo.
Este é especialmente o caso se o número de empregados for menor ou se a capacidade do servidor for demasiado pequena para o licenciamento com base em Core-based. Neste caso, o licenciamento com licenças baseadas no acesso é uma forma mais económica de utilizar as vantagens do Windows Server, uma vez que só é necessário adquirir tantas licenças de acesso de clientes para a licença de servidor como há empregados que utilizam efectivamente o Windows Server.
Que características especiais se aplicam ao licenciamento de servidores com CALs?
O modelo de licenciamento Microsoft baseado nas Licenças de Acesso ao Cliente requer primeiro o licenciamento de um servidor com uma versão de licença de servidor correspondente de 2008 a 2019. Este software de servidor inclui acesso para até dois utilizadores ou dispositivos exclusivamente para tarefas puramente administrativas. Os administradores, contudo, não estão autorizados a realizar quaisquer outras actividades com ele, tais como escrever e ler e-mails - para isso precisam de um Utilizador ou Dispositivo CAL como qualquer funcionário normal.
Com o modelo CAL do servidor, a gestão de licenças da Microsoft separa, portanto, o licenciamento de um servidor do licenciamento dos utilizadores individuais ou dos dispositivos finais. Apenas o respectivo CAL lhes dá direito a utilizar o servidor Windows e os serviços nele contidos. A licença de acesso do cliente contém assim direitos de acesso puros num ambiente cliente/servidor, mas sem a instalação prévia de software.
Os CALs são compatíveis com diferentes versões do Windows Server?
Os CALs são, em princípio, sempre vinculados à versão, ou seja, devem ter sempre pelo menos o mesmo número de versão ou um número de versão superior ao da licença de servidor correspondente. Por exemplo, os utilizadores com um CAL for Windows Server 2012 R2 podem utilizá-lo principalmente para acederem ao servidor licenciado correspondente. Além disso, estes são compatíveis para baixo - ou seja, com um CAL a versão para 2012 R2, podem também utilizar todas as versões mais antigas do servidor, ou seja, 2012, 2008 R2 e 2008 (downgrade).
Por outro lado, não é possível aceder a um servidor licenciado com Windows 2019, para o qual o CAL (upgrade) correspondente deve ser adquirido.
Uma excepção a esta regra são os CALs for Windows Server 2012, com os quais também é possível utilizar um servidor licenciado com a subsequente versão 2012 R2. Por outro lado, Windows Server 2008 e 2008 R2 são duas versões diferentes e o CAL 2008 não dá ao utilizador o direito de aceder à versão mais recente do servidor 2008 R2.
Que tipos de CALs estão disponíveis para Windows Server?
Uma Licença de Acesso do Cliente é sempre uma licença única que permite ou um único utilizador - chamado User CAL - utilizar o Windows Server, ou um único dispositivo final com o Windows - Device CAL. Normalmente, uma vez que um utilizador ou dispositivo final tenha sido licenciado, não é possível transferi-lo para outros empregados ou computadores. Este procedimento corresponderia ao respectivo outro tipo de CAL. Do mesmo modo, está excluído o acesso a um servidor que não seja o da empresa. Esta limitação tem também a vantagem de uma maior segurança dos dados, porque exclui o acesso por outros utilizadores ou dispositivos.
Quais são as diferenças entre a CAL do Utilizador e a CAL do Dispositivo?
Em princípio, as licenças de acesso de clientes para utilizadores e para dispositivos finais não diferem em termos do âmbito de funções quando se utiliza o Windows Server. Os CALs do utilizador e do dispositivo diferem bastante nas vantagens que o respectivo tipo de CAL oferece durante a utilização. Estes são também determinados pela relação entre o número de utilizadores e o número de computadores ou dispositivos finais compatíveis com Windows, bem como pela frequência com que os serviços e dados do servidor são acedidos. Isto também pode variar de departamento para departamento de uma empresa.
Quais são as vantagens de um Dispositivo CAL?
A licença relacionada com o dispositivo é uma vantagem prática bem como económica num ambiente de trabalho, especialmente quando diferentes empregados partilham um único dispositivo final - seja PC ou computador portátil, etc. - por exemplo, porque não acedem constantemente aos serviços do servidor Windows. Aqui seria demasiado antieconómico fornecer a cada pessoa o seu próprio CAL de Utilizador.
Especialmente em empresas mais pequenas, onde as pessoas trabalham por turnos, por exemplo, um Dispositivo CAL é completamente suficiente. O servidor pode ser acedido quer localmente, no local de trabalho, quer mesmo na estrada, se for um dispositivo móvel.
Quais são as vantagens de um CAL do Utilizador?
Uma vez que a licença de utilizador está relacionada com a pessoa, um utilizador não está vinculado a um dispositivo final específico nem a um local fixo quando acede ao servidor, desde que o acesso só seja feito alternadamente a partir de um único dispositivo. Também desempenha um papel se um empregado quiser aceder ao servidor Windows a toda a hora. O CAL do Utilizador oferece portanto a vantagem sobre o CAL dependente do dispositivo de que o utilizador pode utilizar um portátil externo, etc. - por exemplo, no cliente ou noutro local - para aceder aos dados e serviços do servidor Windows na sua própria empresa. O CAL do utilizador é portanto também prático no escritório em casa, uma vez que se pode ter acesso a todos os dados importantes sem estar dependente de um computador específico.
Dispositivo CAL ou User CAL - que licença de acesso para que estrutura de empresa?
Antes de tomar uma decisão de compra sobre o licenciamento com CALs, deve, portanto, ser claro sobre qual o tipo de CAL que melhor se adequa à utilização dos serviços do Windows Server na sua empresa. A escolha entre dois CALs diferentes também inclui a opção de combinar CALs de Dispositivos e CALs de Utilizador da forma que desejar; isto permite uma gestão particularmente flexível dos direitos dos serviços do servidor. Em muitos ambientes de trabalho, a utilização homogénea do Windows Server - seja com CALs para utilizadores ou para dispositivos - é antes a excepção.
Visão geral de todos os pontos importantes para o licenciamento de servidor/CAL do Windows Server
Os seguintes pontos-chave resumem tudo o que precisa de saber antes de comprar CALs for Windows Server com o modelo de licença Licença de Servidor mais Licenças de Acesso do Cliente:
1. A base do licenciamento do Servidor/CAL do Windows Server é, em primeiro lugar, o licenciamento do servidor. A licença do servidor contém apenas direitos de administração para administradores, sem direitos de utilização para empregados.
2. Assim, cada empregado necessita de uma licença de acesso de cliente separada para utilizar as funções do Windows Server, bem como os serviços.
3. Este CAL pode ser emitido como CAL de utilizador para uma única pessoa ou como CAL de dispositivo para um único dispositivo final - e (sem garantia de software) apenas uma vez em cada caso.
4. Uma CAL não pode ser subsequentemente utilizada por outra pessoa (User CAL) ou outro dispositivo final (Device CAL).
4. A escolha entre Device CAL e User CAL também exclui uma mudança de utilização (de User CAL para Device CAL e vice-versa).
5. No entanto, é possível utilizar CALs de Utilizador e CALs de Dispositivo combinados para um Servidor Windows.
6. A versão da Licença de Acesso do Cliente deve ser pelo menos a mesma que a versão da Licença de Servidor, ou uma versão superior ou mais recente do Servidor. É permitido um downgrade para uma versão inferior do Windows Server - por exemplo, um CAL for Windows Server 2019 também é válido para Windows Server 2012; uma actualização, no entanto, está excluída.
7. As versões Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2 são uma excepção: aqui, é permitida a utilização recíproca de serviços de servidor com um CAL 2012 ou 2012 R2 CAL.
Para que edições do Windows Server estão disponíveis CALs da Wiresoft?
A lista seguinte dá uma rápida visão geral de quais CALs pode encontrar na Wiresoft Online Shop como licenças únicas - para além das licenças de servidor correspondentes:
- Windows Server 2008
- Windows Server 2008 R2
- Windows Server 2012 e 2012 R2
- Windows Server 2016 Standard e Datacenter
- Windows Server 2019 Standard e Datacenter
Deve-se notar novamente que o Windows Server 2008 e 2008 R2 são baseados em sistemas operativos diferentes, pelo que não é possível utilizar a versão 2008 R2 com um CAL for Windows Server 2008 - em contraste com o Windows Server 2012 e 2012 R2, onde não existe uma restrição comparável.
Combinar compra e consultoria para CALs Windows Server com Wiresoft
Na loja online da Wiresoft encontrará todos os componentes para o seu licenciamento completo do Windows Server com licenças de servidor mais licenças de acesso de cliente para as versões 2008 a 2019 - e a um preço particularmente favorável! Com as licenças individuais práticas, não só adapta a utilização do Windows Server - de acordo com o número dos seus empregados ou computadores - mas também economicamente.
Com todos os nossos produtos de software, beneficia também do preço reduzido em comparação com o preço original mais caro. Isto porque a nossa oferta de software consiste em programas Microsoft originais e não utilizados e licenças de acesso de empresas europeias que não necessitam deles - são, portanto, totalmente funcionais e 100% operacionais - sem quaisquer restrições.
Com a compra de software Microsoft e CALs da Wiresoft, está sempre do lado seguro - e é também bem-vindo para tirar partido dos nossos conselhos competentes. Portanto, se tiver quaisquer perguntas sobre as suas necessidades de licenciamento para CALs, basta contactar-nos por telefone, e-mail ou chat.