Características inovadoras no SQL Server 2019
O software inteligente da Microsoft também oferece uma série de características inovadoras para o processamento de dados: Para além do agrupamento (atribuição de grupos) de dados, estes também dizem respeito à monitorização, ou seja, vários tipos de registo sistemático (registo, medição), bem como o processamento de consultas ou entradas durante as buscas.
Particularmente digno de nota na nova edição do SQL Server é o Intelligent Query Processing (IQP), que acelera consideravelmente o processamento de consultas e é especialmente eficaz com maiores quantidades de dados. Ao mesmo tempo, a velocidade de muitas operações de bases de dados foi aumentada e foram acrescentadas outras funções.
Abaixo está uma visão detalhada das inovações mais importantes no Microsoft SLQ Server Edition 2019:
Virtualização de dados comBig DataCluster disponível no SQL Server 2019
Cada vez mais empresas têm colecções de dados extensas e em constante crescimento. Com a característica Big Data Cluster, está agora disponível um ambiente completo no SQL Server 2019 que utiliza tecnologias de IA para obter uma visão quase em tempo real de todos os conjuntos de dados. Entre outras coisas, os Big Data Clusters fornecem todas as ferramentas necessárias para treinar e implementar modelos de aprendizagem de máquinas.
SQL Server 2019 Big Data Cluster (BDC) é um cluster de contentores baseado em Linux de SQL Server e Apache Spark implantado em Kubernetes ou Azure Kubernetes Services (AKS).
A funcionalidade PolyBase já introduzida no SQL Server 2016 para o processamento de consultas Transact SQL a partir de fontes de dados externas foi agora alargada a Oracle, MongoD e Terradata, entre outros, para aceder a determinadas fontes de dados de armazenamento externas.
Utilização de Java no SQL Server 2019
O lançamento do SQL Server 2019 oferece agora a utilização de código Java no sistema de gestão de bases de dados pela primeira vez. Os programadores beneficiam agora da integração do Java Runtime. O código Java compilado pode agora ser executado no SQL Server sem primeiro ter de o migrar para processamento. A integração de outras linguagens de programação é também possível com o novo SQL Server 2019 baseado nas Extensões de Linguagem do SQL Server.
Enclaves seguros para dados encriptados com Enclaves Seguros
SQL Server 2019 alarga a capacidade de encriptar dados do cliente para o SGBD com Enclaves Seguros desde a funcionalidade Always Encrypted introduzida no SQL Server 2016. Mesmo os administradores de bases de dados com os seus direitos alargados não podem então visualizar estes dados.
Várias melhorias de desempenho no SQL Server 2019
Além disso, o novo Microsoft SQL Server 2019 oferece muitas melhorias de desempenho que beneficiam não só os utilizadores mas também os administradores:
Processamento Inteligente de Consultas: com o Intelligent Query Processing (IQP), há também várias optimizações no processamento de consultas na edição de 2019 do SQL Server, o que significa uma vantagem de velocidade, especialmente quando se processa grandes quantidades de dados.
Intelligent Performance: O chamado Intelligent Performance refere-se a um aumento adicional na velocidade de execução de operações de bases de dados. Alguns destes estão automaticamente disponíveis internamente ou devem ser activados primeiro pelo administrador da base de dados.
Snapshot da base de dados: Através de um instantâneo da base de dados, o administrador da base de dados cria praticamente um instantâneo da base de dados. Este instantâneo pode então ser utilizado para ilustrar uma avaliação ou um relatório. Se a base de dados original mudar, o instantâneo pode ser utilizado para documentar os desvios em relação ao estado anterior.
Monitorização dos planos de execução (Estatísticas do Plano de Última Consulta): Com isto, o SQL Server fornece ao administrador da base de dados uma visão actualizada dos planos de execução da última consulta.
Lightweight Query Profiling Infrastructure (LWP): LWP foi novamente melhorado e está agora activado por defeito no SQL Server Management Studio for the Live Query Statistics.
Recuperação Acelerada de Bases de Dados (ADR): acelera a recuperação de bases de dados após um reinício ou um extenso recuo da transacção.
Modelos de licenciamento para Microsoft SQL Server 2019 em Wiresoft
Com o SQL Server 2019, a Microsoft continua a opção de licenciamento principal que está disponível desde a versão 2016 do servidor. Dependendo da edição do SQL Server 2019 - seja Standard ou Enterprise - estão disponíveis diferentes opções para adquirir licenças de servidor adequadas.
Edições do SQL Server 2019 num relance
Na Wiresoft, pode adquirir as seguintes edições do servidor 2019:
SQL Server 2019 Standard Edition: A versão Standard é especialmente concebida para pequenas e médias empresas.
Na versão standard, pode escolher entre licenciamento por servidor/CAL (ou seja, licenças de servidor e licenças de acesso) e uma opção por núcleos (não são necessárias mais licenças de acesso aqui).
SQL Server 2019 Enterprise Edition: A versão Enterprise foi concebida para médias empresas e especialmente para grandes empresas ou organizações. É licenciado de acordo com o respectivo número de núcleos. O licenciamento por servidor/CAL não está geralmente disponível aqui.
Diferença entre licenciamento por servidor/CAL e por núcleos
Enquanto o licenciamento por servidor/CAL segue o esquema familiar habitual, no licenciamento por núcleo, o número de licenças necessárias baseia-se nos núcleos. Isto significa uma alteração na chamada métrica da licença, ou seja, a forma como a respectiva necessidade de licenças é contada.
Embora anteriormente fosse irrelevante quantos núcleos um processador continha, este número é agora decisivo para determinar a necessidade de licença.
O licenciamento de núcleos destina-se assim a ter em conta o número agora em constante crescimento de núcleos por processador, o que significa que cargas de trabalho cada vez maiores podem também ser tratadas.
Licenciamento do SQL Server 2019 por Servidor/CAL
O modelo de licenciamento por Servidor/CAL é familiar à Microsoft também para outras edições de servidores. É feito de acordo com os requisitos habituais:
Aqui, cada servidor em que uma instância do SQL Server deve ser executada requer uma licença de servidor padrão. Além disso, é necessária uma licença de acesso correspondente (CAL) da mesma versão ou de uma versão mais recente do servidor para cada utilizador ou dispositivo que aceda ao servidor SQL licenciado, ou seja, um utilizador ou dispositivo CAL.
Com um CAL 2019, é possível o acesso tanto ao SQL Server 2019 como ao SQL Server 2017.
O tipo de licenciamento mais favorável para uma empresa depende de quantos utilizadores ou dispositivos finais precisam de ser licenciados: Os CALs de utilizadores são mais adequados se um utilizador autorizado quiser aceder ao servidor a partir de diferentes dispositivos, enquanto os CALs de dispositivos são mais favoráveis se diferentes utilizadores acederem sempre ao servidor através de um dispositivo específico.
Licenciamento do SQL Server 2019 por núcleos
Segundo a Microsoft, o modelo de licenciamento por núcleo é agora o procedimento comum na nuvem, porque unifica assim o licenciamento do Windows Server, bem como do Azure. Também simplifica a mobilidade das licenças, por exemplo com o Azure Hybrid Use Benefit. Isto significa que a utilização híbrida e as implementações de nuvens podem agora ser melhor mapeadas para o fornecimento de software.
Com uma licença conforme à nuvem, aplica-se uma licença de núcleo a dois núcleos, em vez de uma licença por processador como anteriormente. Assim, a necessidade total de licença resulta do respectivo número de núcleos por processador. É estabelecido um mínimo de oito licenças por servidor, sendo pelo menos oito núcleos licenciados por processador. Todos os núcleos físicos de um servidor necessitam, portanto, da sua própria licença de núcleo.
A Microsoft também introduziu as seguintes regras:
São necessárias pelo menos 8 licenças centrais para cada processador individual.
Além disso, são necessárias pelo menos 16 licenças principais para cada servidor individual.
As licenças centrais necessárias para cada servidor estão disponíveis apenas em 2 pacotes: SQL Server Standard 2-Core ou SQL Server Enterprise 2-Core.
Que licença padrão é mais barata no caso individual, seja servidor/CAL ou licença de 2 núcleos, depende portanto do tipo de máquina: aqueles com até 2 processadores com 8 núcleos cada um podem ser licenciados mais barato com a versão SQL Standard Server/CAL. Devido ao número mínimo de oito núcleos estabelecido pela Microsoft, as máquinas com menos núcleos não podem ser licenciadas mais baratas.
Com o licenciamento baseado no núcleo, não são então necessárias licenças de acesso (CALs).
Licenciar o Microsoft SQL Server 2019 a um preço baixo em Wiresoft
Não importa se pretende cobrir as necessidades de licenciamento da sua empresa com Microsoft SQL Server 2019 Standard ou Enterprise, quer seja licença Server/CAL ou 2-core: na Wiresoft, recebe estes produtos Microsoft exclusivamente como direitos de licença originais. As licenças Microsoft são particularmente favoráveis na Wiresoft, porque oferecemos licenças de software não utilizadas de empresas europeias - e absolutamente legais. Por conseguinte, pode ter a certeza de que todas as licenças da Wiresoft foram verificadas quanto à originalidade e usabilidade. Isto também é confirmado por muitos clientes entusiastas. Não hesite em contactar-nos para questões relacionadas com o seu licenciamento com o Microsoft SQL Server 2019