As funções e características mais importantes do Windows Server 2016 num relance
Um Dispositivo - ou User CAL for Windows Server 2016 dá-lhe o direito de utilizar muitas melhorias e adições em comparação com o Windows Server 2016, bem como de beneficiar de muitas novas funções importantes que suportam ainda melhor as TI em todas as tarefas e áreas administrativas relevantes, mas também na virtualização. A interface, que já é familiar do Windows 10, torna o Windows Server 2016 particularmente fácil de utilizar.
Em comparação com a versão anterior, as versões Windows Server 2016 Standard e Datacenter oferecem, entre outras coisas, a implementação do Core & Nano Server Deployment, Virtualisation/Hyper-V Containers e Windows Server Containers, bem como o Host Guardian Service.
Com um utilizador ou dispositivo CAL, a edição Datacenter do Windows Server 2016 também oferece a utilização de funcionalidades que se destinam a empresas com grandes cargas de trabalho e muitos sistemas virtuais - e, portanto, também grandes exigências em TI. Estes incluem Software Defined Networking (SDN) e pilhas de rede (Protocol Stack), Storage Spaces Direct (S2D), Storage Replica e Shielded Virtual Machines (Shielded VMs).
Além disso, várias ferramentas, tais como Open-SSH ou cURL, tornam muito mais fácil a configuração e a ligação a um servidor Linux.
Dependendo do nível de virtualização de uma empresa ou instituição, as edições do Windows Server 2016 disponíveis na Wiresoft oferecem aos utilizadores todas as funções e características que satisfazem as suas respectivas necessidades.
Windows Server 2016 Standard Edition
O Windows Server 2016 Standard é adequado para empresas que operam exclusivamente servidores físicos ou que utilizam apenas ambientes ligeiramente virtualizados (VMs). Esta edição com capacidade de cloud-capable também é, naturalmente, adequada para alojamento web.
O Windows Server 2016 Standard tem muitas características que suportam a mudança para um ambiente de nuvem, incluindo uma estabilidade ainda maior, bem como uma maior segurança da infra-estrutura. Isto torna possível não só criar uma rede complexa, mas também operar o seu próprio centro de dados, que serve para gerir a infra-estrutura informática de uma empresa. Outras vantagens incluem também uma velocidade ainda maior, bem como uma melhor protecção em caso de falhas na rede e no armazenamento.
Existe também a opção de iniciar o sistema Windows Server na aplicação Core mais simples. Isto não está equipado com uma interface gráfica de utilizador, o que aumenta significativamente o desempenho, especialmente em dispositivos mais antigos.
A atribuição de direitos de utilizador e de funções de servidor foi complementada por outras opções. Isto permite uma administração ainda mais segura e, ao mesmo tempo, mais eficiente de todo o sistema de servidores. As seguintes características da versão padrão também devem ser mencionadas em detalhe:
Servidor Nano
O Nano Server no Windows Server 2016 torna agora possível conceber servidores significativamente mais enxutos, uma vez que mais de 90% do espaço pode ser poupado com uma máquina virtual. O Nano Server pode ser utilizado para serviços de servidor comuns, por exemplo como servidor de ficheiros ou para a criação de clusters Hyper-V.
Suporte para contentores de servidores e Docker
O Windows Server 2016 suporta agora contentores compatíveis com Server e Docker, que são não só uma alternativa mais simples aos VMs, mas também simplificam a implementação de aplicações.
Novas funcionalidades no Hyper-V
Hyper-V na edição do servidor de 2016 oferece uma maior escalabilidade, de acordo com os requisitos de uma nuvem pública. Além disso, existem características práticas de armazenamento, tais como o iniciador iSCSI e o suporte para Espaços de Armazenamento ou E/S multipath I/O.
Além disso, a adição a quente de DNIs, uma actualização contínua para clusters Hyper-V, bem como a resiliência de armazenamento de VM, aumentam a disponibilidade através de uma maior tolerância a falhas no sistema de armazenamento.
Windows Server 2016 Datacenter Edition
Para além de todas as funções contidas na Edição Standard, o Windows Server 2016 Datacenter Edition tem outras características que permitem a utilização de ambientes de nuvem e datacenter altamente virtualizados. Com a sua tecnologia inovadora, é portanto particularmente adaptada às empresas modernas e à escolha certa se a virtualização, a integração de nuvens e o armazenamento definido por software desempenharem aqui um papel importante.
A Edição Datacenter oferece muitas vantagens, especialmente nas áreas importantes da segurança e do armazenamento de dados. As aplicações correspondentes proporcionam a flexibilidade necessária para adaptar rapidamente as infra-estruturas de TI aos requisitos comerciais actuais. Isto inclui também a virtualização do servidor e uma infra-estrutura de desktop virtual.
Muitas funções exclusivas, tais como Máquinas Virtuais Blindadas, Espaços de Armazenamento Directos, bem como Réplica de Armazenamento e Rede Definida por Software (SDN) apoiam os administradores na criação de uma estrutura de rede estável. Isto inclui também importantes inovações no agrupamento de falhas em Hyper-V, o que aumenta a resiliência das redes - especialmente em caso de rupturas.
Além disso, o Windows Server 2016 Datacenter Edition fornece plataformas de armazenamento e aplicações rentáveis, bem como redes definidas por software. Ao mesmo tempo, oferece uma melhor gestão e automatização do servidor, bem como uma maior protecção no acesso a dados importantes.
Requisitos de hardware para executar o Windows Server 2016
Para assegurar um funcionamento seguro e sem problemas do Windows Server 2016, são necessários os seguintes requisitos mínimos. As necessidades reais dependem também da respectiva configuração do sistema e de outras aplicações instaladas em casos individuais.
Arquitectura do processador: 64-bit
Velocidade do processador: 1,4 GHz
Memória: 512 MB (Server Core e Server Nano) ou 2 GB para a instalação com display desktop
Espaço em disco rígido: min. 32 GB
Placa de rede: pelo menos 1 adaptador Ethernet com transmissão de dados na gama de gigabit
Comprar CALs de Utilizador e Dispositivo para a Edição Servidor 2016 da Wiresoft
Para a utilização legal das funções da edição standard ou do centro de dados do Windows Server 2016, o sistema de licenciamento da Microsoft fornece CALs (Client Access Licences), que devem ser adquiridas. Isto significa que com este modelo de licença, a implementação de um software deve ser complementada por uma permissão de utilização sob a forma de uma licença. Para poder utilizar todos os serviços e funções do respectivo Microsoft Server Edition 2016, são necessários vários CALs, dependendo do número de dispositivos finais ou utilizadores que devem aceder aos mesmos.
Cada CAL é uma licença única e só concede acesso ao Windows Server 2016 ao respectivo utilizador autorizado ou dispositivo final. Todos os outros dispositivos ou utilizadores que não tenham uma licença de acesso correspondente são, por conseguinte, negados o acesso ao servidor. Esta restrição não só significa uma maior segurança em geral, mas também protege os dados críticos contra empregados não autorizados da própria empresa.
Diferença entre CALs de Utilizador e CALs de Dispositivo para Windows Server 2016
O modelo de Licença de Acesso ao Cliente da Microsoft distingue entre CALs de Utilizador e CALs de Dispositivo. Isto oferece a seguinte vantagem: A distinção entre CALs para dispositivos finais e utilizadores permite uma gestão de direitos simples, flexível e baseada nas necessidades da empresa. Os CALs do dispositivo e os CALs do utilizador também podem ser combinados. Além disso, um CAL for Windows Server 2016 também autoriza o acesso a uma edição mais antiga do Windows Server - mas isto não é possível ao contrário.
Wiresoft oferece ambos os formulários de licenciamento de Acesso ao Cliente para as versões de servidor disponíveis 2016 Standard e Datacenter: Licenças relacionadas com o utilizador (User CALs) e licenças relacionadas com o dispositivo (Device CALs). A decisão para um ou ambos os tipos de CAL pode ser determinada pelos factores descritos abaixo.
CAL do utilizador Windows Server 2016
Cada utilizador CAL para Windows Server 2016 só autoriza um utilizador específico a aceder ao servidor. O CAL do Utilizador não está, portanto, ligado a um dispositivo específico, mas concede ao utilizador autorizado acesso ao servidor em diferentes dispositivos.
O CAL do Utilizador oferece assim a vantagem de conceder acesso ao servidor, por exemplo, uma vez a partir do PC no local de trabalho da empresa, OU também a partir de outro dispositivo final (por exemplo, portátil ou tablet) que o utilizador autorizado utiliza na estrada ou no escritório em casa. Um CAL do utilizador permite assim uma utilização particularmente flexível e móvel do Windows Server 2016.
Dispositivo Windows Server 2016 CAL
O Microsoft Device CAL é uma autorização de acesso exclusivamente relacionada com dispositivos. Um único dispositivo final recebe direitos de acesso para o Windows Server. O tipo de dispositivo é arbitrário: seja um PC utilizado localmente, OU um computador portátil ou tablet, que pode então ser utilizado por qualquer pessoa autorizada a fazê-lo, por exemplo, num computador específico no local da empresa ou num telemóvel num único computador portátil.
O dispositivo CAL oferece a vantagem de que qualquer utilizador autorizado a utilizar o dispositivo final licenciado também tem acesso ao servidor Windows.
Dispositivo CAL ou CAL do utilizador?
Qual a forma de licenciamento - Device CAL ou User CAL - mais prático depende da utilização predominante dos dispositivos finais numa empresa. Para os empregados que acedem principalmente ao Windows Server localmente no seu local de trabalho numa empresa, um Dispositivo CAL é portanto mais adequado, especialmente se vários utilizadores partilham um computador.
Se, por outro lado, o método de trabalho de um empregado exigir o acesso alternado ao servidor a partir de diferentes dispositivos ou estações de trabalho - por exemplo, na empresa e também na estrada ou no escritório em casa - então o CAL do Utilizador é mais vantajoso.
No entanto, uma combinação de CALs de Dispositivos e CALs de Utilizadores pode também adequar-se melhor ao uso do Windows Server numa empresa. Deve-se sempre notar que o respectivo tipo CAL não pode ser trocado.
Comprar CALs de Dispositivo e Utilizador para Windows Server 2016 a um preço razoável junto da Wiresoft
Wiresoft oferece tanto CALs de dispositivos como CALs de utilizadores para Windows Server 2016 a um preço razoável. Connosco, pode cobrir flexivelmente as suas necessidades individuais para ambas as licenças individuais ou também complementá-las. Se tiver alguma questão sobre o seu licenciamento com o Device and User CALs para o Microsoft Server 2016, por favor contacte-nos. Iremos aconselhá-lo sobre a melhor e mais rentável forma de licenciamento para si.
Todas as licenças Microsoft Client Access disponíveis a partir de Wiresoft são originais, dispositivos europeus não utilizados ou User CALs. Por conseguinte, beneficia de uma vantagem de preço para as licenças de software que a Wiresoft adquiriu a outras empresas e verificou cuidadosamente a sua autenticidade. Muitos dos nossos clientes satisfeitos já reconheceram e confirmaram as vantagens de adquirir licenças à Wiresoft. Para mais informações sobre a nossa gama de CALs para Windows Server 2016, por favor não hesite em contactar-nos.